Com o intuito de garantir mais tranquilidade, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizará ações e disponibilizará estandes do programa Meu Celular durante os dias de festividades do Fortal e Halleluya 2024. A inovação chega aos foliões e participantes de um dos maiores eventos religiosos do País como mais uma ferramenta para facilitar a recuperação de aparelhos celulares perdidos, furtados ou roubados.
A iniciativa tem o objetivo de cadastrar os celulares no site www.meucelular.sspds.ce.gov.br, disponibilizado pelo Governo do Ceará, nos postos avançados (PAs) que serão montados nos locais dos eventos. O sistema foi desenvolvido por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), vinculada à SSPDS, a partir de estudos realizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
O titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, delegado Harley Alencar Filho, ressaltou a importância da implementação dos estandes nos eventos.
“Os estandes são uma inovação dentro dos eventos voltados para atender a população que tenha um celular extraviado, furtado ou roubado, além de ser uma forma de antecipação, ou seja, se eu vou para um evento de grande fluxo que pode ocorrer a possibilidade de perda desse celular, eu já faço esse pré-cadastro e, se ocorrer algo nesse contexto, fica mais célere a emissão do alerta. Dentro desse cenário, caso haja uma recuperação desse aparelho, já será identificado o proprietário. É uma novidade para tentar trazer segurança para o bem do cidadão. Curtam o evento, mas tenham cuidado com os pertences pessoais”, destaca a autoridade policial.
Na ocasião, equipes da Polícia Civil (PCCE) também darão orientações ao público em geral. Os eventos ocorrem na Cidade Fortal, no bairro Manuel Dias Branco, e no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no Dias Macêdo, respectivamente. É importante ressaltar que durante as programações também ocorrerão buscas e revistas na saída por equipes da Polícia Militar (PMCE) e Forças de segurança. O intuito é coibir ações criminosas nos festejos.
COMO CADASTRAR?
Para fazer um novo cadastro, o usuário deve criar um perfil em meucelular.sspds.ce.gov.br, informando os dados pessoais, a marca, modelo, Imei e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.
Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um boletim de ocorrência (BO) com o Imei, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela PMCE, caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas. O celular será apreendido e a pessoa que estiver com o aparelho será conduzida à PCCE para os trâmites necessários que podem ser prisão, apreensão ou registro de termo circunstanciado de ocorrência (TCO), a depender da situação.