Na sessão desta quarta-feira, 13, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) o deputado Elmano de Freitas (PT) saiu em defesa do assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins (PT), que ligou para prefeitos do interior em busca de apoio ao nome da governadora Izolda Cela (PDT) na cabeça da chapa majoritária às eleições de outubro.
“Quando alguém liga para alguém e fala ‘rapaz, você tem condição de declarar apoio?’ e a pessoa diz se tem ou não tem, o nome disso é política. Então o secretário está proibido de fazer política?”, questionou Elmano. “Acho engraçado que ninguém criticou o prefeito Sarto (Nogueira, do PDT) quando ele declarou apoio”, completou.
O gestor é abertamente apoiador de Roberto Cláudio à frente da chapa. A sua declaração de apoio em março, inclusive, abriu a saga de manifestações públicas de preferência pelo ex-prefeito ou pela atual governadora.
Elmano também elogiou o trabalho de diálogo de Nelson e seu cuidado em “chegar ao consenso”. A manifestação foi seguida por Leonardo Araújo, líder do MDB na Casa, que destacou a interlocução do secretário com a AL-CE e cautela necessária para este momento.
“Eu me surpreendi quando a nota do PSD atacou diretamente a pessoa do Nelson, tentando fazer com que o Estado do Ceará acreditasse que estava tendo coação nas manifestações de deputados e, especialmente, dos prefeitos. Essa nota é desleal do ponto de vista da justiça humana […] Esse momento de acirramento precisa de calma porque as palavras ditas e escritas não retornam e maculam a história de pessoas”, disse Araújo.
A iniciativa de Nelson Martins veio à tona com a divulgação de nota do PSD dizendo para seus prefeitos não se manifestarem em relação ao impasse no grupo governista. “(Isso) certamente, em nada contribuirá com o processo de definição que já está inadequadamente inflamado”, diz o comunicado assinado pelo presidente do partido no Ceará, Domingos Filho, que pleiteia vaga de vice na chapa.