Voltar ao topo

21 de julho de 2024

Aberta de terça a domingo, Biblioteca Pública do Ceará guarda a história do estado há 156 anos

Reconhecida como o equipamento cultural aberto mais antigo do Ceará, e da Secretaria de Cultura (Secult), a Bece foi inaugurada em março de 1867 e completou 156 anos
Foto: Hiane Braun/Governo do Estado

Compartilhar:

Local para acolher, aprender, embarcar em outras realidades e fortalecer laços com a história do mundo e do Ceará. Reconhecida como o equipamento cultural aberto mais antigo do Ceará, e da Secretaria de Cultura (Secult), a Bece foi inaugurada em março de 1867 e completou 156 anos. De lá para cá, passou por diversos lugares, enfrentando os mais variados desafios para continuar fazendo o seu papel: guardar a memória do povo cearense.

O prédio, hoje localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, número 255, onde a Bece reside desde 1975, guarda tesouros do Estado.  Apesar de existir há mais de um século e meio, ela destaca que o espaço não está ligado apenas a coisas antigas ou a um ambiente antigo, como é a imagem que vem à cabeça das pessoas assim que pensam em “memória” e “biblioteca”.

A biblioteca, hoje, entrega ao público ares de modernização. Reinaugurada em agosto de 2021, o prédio dispõe do espaço Multiuso, Infantil, Obras Raras, Periódicos, Microfilmagem, Obras Gerais, Obras Gerais – Coleção Ceará, Artes e Iconografia, Atualidades, Processamento Técnico, Leitura Acessível, Oficina do Fazer (Makerspace) e o Laboratório de Conservação e Restauro de Papéis.

A Bece já contabiliza 70.040 frequentadores para uso do espaço, leitura, estudo e pesquisa, acesso à internet, visitas guiadas e espontâneas e outras atividades. Excursões realizadas com escolas, para promover essas conexões, já são corriqueiras na Bece. As visitas são guiadas e, durante o período de, no máximo, duas horas, os guias apresentam informações sobre os espaços disponíveis para o uso e orientam sobre o acervo e suas variadas coleções.

ATIVIDADES OFERTADAS

A Bece, para além de guardiã da memória, também oferece todo mês uma programação gratuita de cursos, oficinas e demais atividades formativas presenciais e virtuais para o público adulto, juvenil e infantil com emissão de certificado. As inscrições são feitas por meio de formulários divulgados no site e nas redes sociais da biblioteca.

Localizada próximo de uma área bastante cultural da cidade, a Bece também oferece programação cultural gratuita e diversificada todo o mês. Essa programação cultural já alcançou um público de 56.805 pessoas, em 547 ações culturais promovidas.

[ Mais notícias ]