As feiras e exposições agropecuárias ocupavam o calendário anual nas principais regiões produtoras do Ceará. Eram festas comemorativas, publicidade da melhoria dos plantéis, troca de experiências e saberes.
A economia do início da década de 2000, no estado do Ceará, passou a priorizar outros setores da economia, como a indústria da manufatura. O agro e a pecuária foram cada vez mais perdendo espaço. O poder público passou a dar menos atenção ao setor, e, por consequência, às feiras agropecuárias, que passaram a ser apenas complementos de eventos que aconteciam nos municípios.
Tempos depois, a experiência demostrou que a agropecuária poderia ser um interessante setor de geração de renda nos municípios. A guerra fiscal e os atrativos geográficos mostraram que não é possível depender só da indústria secundária para realização de investimentos. Alguns líderes políticos perceberam o forte potencial que a indústria primária possui para geração de riquezas, distribuição de renda e desenvolvimento local.
Senador Pompeu é um desses exemplos. O município do Sertão Central cearense tem em seu prefeito um entusiasta da agropecuária. Maurício Pinheiro viu no crescimento da produção leiteira do seu município uma importante força para geração de renda. Segundo o prefeito, a indústria é fundamental para o desenvolvimento do município, porém, em suas palavras:
“Não podemos abandonar o produtor rural, as pessoas que vivem na zona rural têm 100% da atividade econômica na agropecuária, plantando milho, feijão e produzindo leite. Apostamos no leite porque hoje somos muito competitivos nesse setor. Procurei a CDL, associações de criadores, e procurei parcerias. Fortalecemos o pequeno produtor, agregando valor ao seu produto”.
A 31º Expocentral, que acontecerá nos dias 01 a 04 de setembro, em Senador Pompeu, é uma manifestação de força e importância que o setor agropecuário volta a exercer na economia. O município de Senador Pompeu terá uma grande festa, com bandas de forró. Porém a feira acontecerá como um evento isolado. Segundo Valdery Magalhães, importante criador e produtor de leite da região, os produtores e criadores podem ficar tranquilos: “contaremos com lugares de qualidade para os animais”
A Associação de Produtores de Senador Pompeu está articulando contatos com referências nacionais para a exposição, como é o caso de fazendeiros e criadores do estado de Minas Gerai. A feira contará ainda com: artesanato; palestras, stands de instituições financeiras, área de lazer para crianças, praça de alimentação.