Líder político mais influente no Ceará, o ministro da Educação, Camilo Santana, tem uma visão clara nesse período antecipado de pré-candidaturas aos diversos cargos no parlamento e majoritários, ao governo do estado: todos têm direito de colocar candidaturas.
A voz firme, ao responder provocações sobre candidaturas ao Senado Federal, mostra a total disposição de amplo diálogo para buscar o consenso. Aliás, a marca de Camilo Santana é ouvir e dialogar.
É sabido, por todos os líderes dos partidos da base aliada do governo Elmano, que todos podem lançar candidatos ao Senado Federal. Também é do conhecimento que o governo já tem um nome: o deputado José Guimarães, que terá o apoio do presidente Lula, do ministro Camilo, do governador Elmano e do PT cearense e nacional.
Os vários partidos da base consideram muito o PT ter direito a 50% da chapa majoritária, indicando o nome do governador Elmano para a reeleição e uma vaga ao Senado.
Não foi exagero, por parte do ministro Camilo Santana, afirmar que o Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, é um “excelente nome para o Senado”. Chagas tem capacidade para ser senador. O próprio Chagas diz não ter interesse na disputa, mas se for indicado, “topa”.
Pão de coco
O pão de coco passou a ser patrimônio cearense. Segundo pesquisa do presidente da Alece, este tipo de pão é uma criação da panificação cearense. Antes consumido na Semana Santa, o pão de coco se tornou consumo obrigatório no café durante todo o ano.
Raimundo Fágner no grande palco
O cantor Raimundo Fágner está, há 30 anos, entre os 10 cantores mais ouvidos no Brasil, segundo o Ecade, órgão que mede a audiência das emissoras de rádio no país. A lista é liderada por Roberto Carlos. O artista cearense estuda a proposta de um grande show no Castelão comemorando seus 50 anos de carreira.
“Faltam nomes na oposição”, diz deputado
Lúcido, político nascido nos braços de lideranças, o deputado Felipe Mota lamenta a oposição não ter nomes para a disputa majoritária. “Estamos sem nomes porque não construímos um projeto de poder no Ceará. Nossa esperança está no campo nacional”, comentou.
Campus Iracema: uma conquista cearense
“Será um dia histórico para o ensino superior e a pesquisa brasileira”, disse o reitor, professor Custódio, sobre o lançamento do Campus Iracema, que vai estudar a riqueza do mar. Serão quase R$ 200 milhões investidos pelo MEC. O ministro Camilo Santana está fazendo história.
Iguatu falido moralmente
O juiz eleitoral de Iguatu, Carlos Eduardo Arraes, pediu para periciar celulares apreendidos com candidatos que pertencem a pessoas que participaram da campanha eleitoral por orientação do ex-prefeito Ednaldo Lavor. A perícia pode ajudar a resolver o impasse da campanha eleitoral para prefeito em 2024.