Você já ouviu falar em Tesouro Direto? E Títulos Públicos? Hoje, nossa coluna será dedicada a esse tipo de investimento. Mas antes falaremos da velha caderneta de poupança, que sempre foi um dos lugares em que colocávamos nossas reservas. Também pudera: foi criada em 1861 pelo imperador Dom Pedro II, com o intuito de que as pessoas tivessem uma opção de investimento seguro, acessível, de fácil movimentação e que pudesse se adequar a diferentes perfis de investidores.
E você sabe o motivo do nome caderneta? Porque naquela época todas as anotações de movimentações, depósitos, retiradas eram anotadas em um caderninho, ou melhor em uma caderneta pelos funcionários da Caixa Econômica. Com o passar dos anos, a caderneta ainda continua sendo uma das aplicações mais conhecidas e usuais, mesmo não rendendo tanto assim. E o que temos como alternativa a ela?
Como forma de ampliar ao pequeno investidor novas alternativas pra investimento de forma segura e com melhor rendimento, foi criado o Tesouro Direto, uma plataforma de investimentos do Governo Federal que permite que as pessoas possam comprar e revender Títulos Públicos de forma prática e segura.
Você sabia que a caderneta de poupança rende no máximo/aproximadamente uns 6,5% ao ano? Isto quando a Taxa Selic está acima de 8,5%. Quando está abaixo disso, só rende 70% dessa taxa Selic. Você sabia que existe um Título que paga 100% da Taxa Selic? Chama-se Tesouro Selic. Se você quer pra mais longo prazo, existe o Tesouro IPCA. São investimentos seguros e garantidos pelo Tesouro Nacional. Vale conhecer mais e ter mais uma opção para pensar em melhorar seus rendimentos. É isso. Bons investimentos e cuida bem das suas finanças!