Voltar ao topo

16 de outubro de 2024

A pergunta: o que está acontecendo na política cearense? A resposta: o poder

Confira a coluna de Roberto Moreira desta quarta-feira, 27.

Compartilhar:

O que está acontecendo? A pergunta do leitor tem lógica. Por que essa briga? A pergunta é pertinente. A resposta: o poder. Por que só agora, na véspera da eleição, todo esse ódio veio a público entre os poderosos? Outra pergunta interessante. Os movimentos políticos estão oferecendo a resposta. São revelações profundas, caro leitor. Para nós, que contamos a história política do Ceará no seu dia a dia, também, nos surpreendemos.

O leitor pode ter certeza de que sabíamos do rompimento do PT com o PDT. As pesquisas, apontando a liderança de Lula no Brasil e no Ceará, são um combustível para estimular o sonho de mandar no poder político cearense e controlar o Palácio Abolição. Outro leitor pergunta porque a governadora Izolda mudou tanto. É difícil sentir e avaliar o seu pensamento. O ressentimento prevalece. Izolda escreveu: “Me tiraram o direito da reeleição.”

A frase é forte, retrata sua decepção com colegas do PDT e um puxão de orelhas nos petistas que a estimularam a ir à reunião de diretório do PDT, informando que ela teria vitória garantida. A governadora está usando o poder. É a única arma que tem, a que sobrou. Está fazendo estrago. “Ela volta para o PT?”, perguntam leitores. A resposta, repasso, incompleta: ela está deixando o PDT. Poderá seguir junto com o PT, sem necessariamente se filiar, agora.

O processo para liberar sua desfiliação pode, se a direção do PDT quiser, demorar algum tempo. O comunicado da sua saída do partido teve impacto. Muitos não acreditavam ou apostavam na possibilidade. Respondendo aos leitores sobre a mudança de estilo da governadora, creio que ela não mudou. Aprendeu que na política não existe amizade e sim o poder. Os próximos minutos, horas e dias vão revelar o papel da governadora na eleição de 2022.

Seu guru, Cid Gomes, estará de volta. Não sei se ela vai escutar o gênio político que administrava todo esse ódio entre correligionários.

Cônsul do Povo

Enquanto toda classe política debate a crise entre PDT e PT, o vereador Cônsul do Povo inaugurou seu consultório odontológico volante. Os profissionais fazem limpeza e obturações. Extração de dente, não. O projeto inovador do Cônsul mostra sua determinação e vigor. Pouco se importa com quem está brigando, segue no seu mandato.

Maratona de prefeitos

Os prefeitos estão em alta, assim como os vereadores. Eles fazem fila no escritório do Camilo, no Abolição e no gabinete de Roberto Cláudio.

[ Mais notícias ]