Voltar ao topo

16 de julho de 2024

A Páscoa está aí, né? O chocolate também!

Compartilhar:

Foto: Reprodução/Internet

Oi, pessoal! Páscoa chegando, e as gondolas dos supermercados estão lotadas de chocolates, né? Com várias opções de recheio, intensidade de sabor, uma grande variedade… Hoje, vamos falar um pouco mais sobre as classificações dos chocolates para te ajudar na escolha na hora da compra.

Chocolate intenso, ao leite e branco, qual a diferença entre eles? Todo mundo consegue perceber variações na cor e no sabor, é claro, mas poucos sabem porque eles são, como são e a origem dessas diferenças. É simples. Elas vêm dos ingredientes básicos.

A massa de cacau é responsável pela cor marrom e sabor do chocolate. Pode deixar perceptível também acidez e amargor. O açúcar traz o dulçor, eventualmente pode mascarar o amargor. Geralmente, o usado é o açúcar de cana, mas pode ser substituído por outros como o de coco, xilitol, maltitol e afins.

A manteiga de cacau é a responsável pelo sabor e cremosidade do chocolate. O leite em pó é responsável por “mascarar” a intensidade de sabor. Pode ser leite animal (vaca, cabra, etc) ou vegetal (coco, amêndoas, aveia, etc). Assim, fica mais fácil entender a importância de cada ingrediente, né?

Nos chocolates comuns, aqueles mais industrializados, ainda encontramos ingredientes a mais, como gorduras vegetais, aromatizantes, corantes e outros aditivos que são acrescentados para “melhorar” o sabor do chocolate.

Agora vamos a composição de cada um. Chocolate intenso (aquele com mais de 60% de cacau) é composto por: massa de cacau, açúcar (em quantidade reduzida) e manteiga de cacau. Lembrando que não é por ser intenso que o chocolate precisa ser extremamente amargo.

Isso depende muito da qualidade do cacau, assunto para outra coluna. Chocolate ao leite (com até 50% de cacau) tem massa de cacau, açúcar (aqui esse ingrediente já tem uma quantidade um pouco maior), manteiga de cacau e leite em pó.

Chocolate branco (com no mínimo 20% de cacau) reúne açúcar, manteiga de cacau e leite em pó. Em geral, a maioria das pessoas prefere o chocolate ao leite, mas o número de amantes do intenso tem aumentado bastante. Talvez as preferencias estejam mudando. O legal mesmo é conhecer as diferenças para poder entender os produtos que estão disponíveis e escolher melhor. E, para você, qual o melhor? Um beijo, Bia e Laura.

[ Mais notícias ]