“O jogo começou a ser jogado”. É o que afirmam os responsáveis por coordenações de campanhas. A frase, ligando a política e o futebol, retrata a expectativa de colocar na mente do eleitor o candidato para quem trabalha. Capitão Wagner, Sarto, Eduardo Girão e André Fernandes são políticos que aparecem como mais conhecidos do eleitor. Evandro Leitão é o menos conhecido entre os candidatos do pelotão de cima com chances de frequentar o segundo turno.
Já escrevi aqui sobre a possibilidade da direita não colocar nome no segundo turno da eleição em Fortaleza, porque os votos estão divididos e o mesmo ocorre no campo. Os coordenadores de campanha enxergam em Wagner, Evandro e Sarto os nomes em condições de chegar ao segundo turno. A Covid-19 voltou a ser pauta. A doença ainda comove milhares de cearenses, principalmente de Fortaleza. O debate será quente.
ALDIGUERI X FELIPE MOTA
O líder do governo Elmano, deputado Romeu Aldigueri, expressou decepção com a decisão do deputado Felipe Mota, do bloco de oposição, que pediu vistas para “adiar” a aprovação do Projeto de Lei Complementar que institui o Programa Moto Segura, o qual garante recuperação das motos por meio de monitoramento. “O projeto é inconstitucional no seu artigo quinto, onde tá escrito que o Estado substitui o Judiciário”, argumenta Felipe Mota. O projeto voltará à pauta na próxima semana e terá atraso de 10 dias da aprovação e publicação no Diário Oficial.
GARDEL ROLIM X EVANDRO LEITÃO
O presidente da Câmara de Vereadores, Gardel Rolim, PDT, mostrou indignação com a decisão do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, de pedir R$ 100 mil de indenização por danos morais a Ciro Gomes na Justiça. Também declarou que o PDT deveria sair da base do governo Lula. O PDT tem o vice-líder do governo, deputado André Figueiredo, um ministro e centenas de cargos espalhados pelo Brasil. O ambiente está esquentando novamente entre PT e PDT.
EUDES BRINGEL E SÉRGIO ALVES JUNTOS
Um dos coordenadores de campanha do candidato a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, é visto diariamente fazendo campanha ao lado do ídolo da torcida do Ceará, o ex-jogador Sérgio Alves. O atleta usa até um grande pirulito com o nome de Eudes Bringel e Evandro Leitão acompanhados da charanga do Ceará, que anima os jogos do time no Castelão.
O TRE DE PLANTÃO
Nunca antes na história, candidatos a prefeito e a vereador acionaram tanto a Justiça Eleitoral. Imprensa, lideranças comunitárias e políticas são alvos de ações intimidatórias. Os juízes e promotores estão avaliando as ações que são julgadas também em grau de recurso no Tribunal Regional Eleitoral.