Voltar ao topo

25 de julho de 2024

A França que sempre inspira

Compartilhar:

O presidente Lula saudou com entusiasmo a vitória da aliança de esquerda Nova Frente Popular nas eleições parlamentares da França, no último fim de semana. “Demonstração de grandeza e maturidade”, definiu. Tinha de se alegrar mesmo, o petista: não há saída para a sociedade em cenários retrógrados e reacionários, com a História ensina sobejamente. E é obrigatório, por isso, que se examine o resultado das urnas francesas citando, evento realizado no Brasil, sábado e domingo passados, por uma certa “Conferência de Ação Política Conservadora”. Esse ajuntamento se opõe às noções mais elementares de saúde, educação, direitos humanos e distribuição de renda e, mesmo distante do interesse civil, não tem vergonha de se expor nem de expor ideias medievais. O esquisitão Javier Milei, presidente argentino, somou-se ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro para tentar dar visibilidade internacional ao encontro. Falharam, é verdade, mas bem que se esforçaram. Resta agora que a lição da França inspire e ampare a retomada do futuro.

Tiro na água
O encontro direitista no Brasil foi promovido em Balneário Camboriú (SC), cidade que nas décadas de 1930 e 1940 abrigava células nazistas. O plano era de que a imagem do evento ganhasse volume se as eleições francesas fossem favoráveis aos conservadores. Não foi o que aconteceu. A simbologia fracassou.

Ainda à espreita
A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, foi fria e seca ao tratar do resultado eleitoral: “Apenas adia a nossa chegada ao poder”. Mais do que um lamento, a declaração deve ser tomada como ameaça e permanente motivo para as forças progressistas ficarem alerta. Aqui, ali e alhures.

Virada de chave
E acredite: as eleições municipais no Brasil, em outubro, terão papel fundamental no embate global entre a Democracia e o fascismo revisitado. Serão momento em que um segmento poderá enfraquecer e isolar o outro. A Justiça e a consciência do eleitor deverão ser o ponto de equilíbrio no confronto.

De olho
Já vigora no Tribunal de Contas do Ceará o Manual do Sistema de Gestão da Qualidade. O documento será referência para a Secretaria de Controle Externo do órgão, que cuida de fiscalizações das gestões estadual e municipais. Com o Manual, abre-se o primeiro ciclo de qualidade do TCE, que segue até 31 de dezembro.

Fontes
O TCE afirma que as Normas Internacionais de Auditoria das Entidades de Fiscalização Superiores e as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público estão sendo rigorosamente cumpridas no Manual.

Vida e respeito
Os 30 anos de atividades do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, entidade essencial à dignidade e aos direitos de pessoas que vivem com o HIV, serão celebrados nesta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa. Sessão solene será realizada no auditório Deputado João Frederico. Os deputados De Assis Diniz (PT) e Renato Roseno (Psol) cuidaram do requerimento.

Prato cheio
Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada e Sebrae-CE agendaram para o período de 2 a 25 de agosto o Festival Du Mar – ação turístico-gastronômica que, como o nome indica, é centrada na culinária marinha. Mais do que isso, porém, tem foco na cultura e nas vocações da economia local.

[ Mais notícias ]