Lula (PT) foi eleito na noite de domingo, 30, presidente do Brasil. O petista venceu com 50,87% dos votos válidos e irá governar o país pela terceira vez. Em discurso, Lula afirmou que governará para todos os brasileiros, independente de posicionamento político. “A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo”, disse o presidente eleito em discurso após vencer as eleições.
A eleição para a Presidência da República foi a mais apertada da história do Brasil, registrando a menor diferença entre dois candidatos. Além de ter sido marcada pela primeira vez onde um presidente candidato à reeleição não foi eleito.
O novo presidente aproveitou o discurso para atacar o seu adversário, Jair Bolsonaro (PL). “É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio. A ninguém interessa viver em um país dividido em permanente estágio de guerra. Este país precisa de paz e de união. Esse povo não quer mais brigar, esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo e ser temido ou destruído. É hora de baixar as armas, que deveriam jamais ter sido empunhadas.”
Lula ainda relembrou a perseguição política que alega ter enfrentado nos últimos anos. “Me considero um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira. Tentaram me enterrar vivo, mas eu estou aqui. E estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé em Deus que, com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país possa viver harmonicamente.”
No Ceará, a eleição do novo presidente foi acompanhada por bastante gente no Comitê Central do PT, que contou com a presença do senador eleito Camilo Santana (PT) e do governador eleito Elmano de Freitas (PT), além da atual governadora do estado, Izolda Cela (sem partido).
No local, o senador eleito e ex-governador, Camilo discursou agradecendo ao povo cearense, emocionado, cantando um jingle de Lula, acompanhado dos militantes presentes. Na sequência, passou a voz para a atual governadora Izolda Cela.
Izolda, antes de passar a palavra para Elmano, elogiou o discurso de Lula e valorizou o povo nordestino, que ajudou a eleger o novo presidente. “Ter eleito Lula nos deu a possibilidade de melhores dias para o nosso país começar a deixar pra trás essa página tão triste de desamor, de conflito, de falta de respeito com as pessoas. Hoje eu ouvi um pouco das palavras do nosso presidente Lula, quando ele se pronuncia para a nação, um discurso lindo que todo mundo merece ouvir muito bem e sentir a energia dele. Muito obrigada a todos que vieram e muito obrigada a esse Nordeste valente que deu sua contribuição para eleger o Lula.”
Elmano encerrou os discursos se orgulhando de ser nordestino e citando a oração de São Francisco.
“Essa eleição foi um teste para os nossos corações. Nós ficamos olhando a apuração e fomos olhando, olhando, olhando e no final nós podemos dizer que temos orgulho de ser nordestino e de ser do Ceará. Nós sabemos o que estava em jogo. Nós sabemos que muita gente ali, além de quem está aqui, está lá fora passando fome, sem casa para morar, sem escola em tempo integral, sem emprego. E nós podemos dizer para esse povo: nós ganhamos com Lula presidente. Nos deixaram sem casa, sem terra, sem emprego, até aqueles que eles quiseram deixar sem esperança. Mas não conseguiram. Porque a esperança vem do povo do Brasil, com tanto sofrimento, com tanta dificuldade. A gente ouviu tanta coisa, a gente viu, às vezes, tanto ódio, tanta incompreensão. Não quiseram ouvir a ciência, não ouviram as pessoas de bem. E nós podemos dizer, como disse São Francisco, ‘onde houvesse ódio, nós levamos o amor’. E levamos ao nosso povo, e o amor venceu”, concluiu o governador eleito.