O que faz coincidirem opiniões como as do jornalista Josias de Souza, do economista Paulo Nogueira Batista Jr., da ex-senadora Marina Silva (Rede), do deputado e professor Marcelo Freixo (PSB)? A resposta é até fácil: as eleições que têm o primeiro turno neste domingo, 2, são as mais importantes das vidas de todos os brasileiros – inclusive dos que ainda estão por vir. O País, que neste fim de semana deve chegar a cerca de 690 mil mortos pela covid-19, tem a oportunidade de confrontar o luto com as cores de um novo horizonte.
A essas cores deve-se chamar, de forma objetiva e simples, de Democracia. A palavra resume direito ao trabalho, à saúde, à educação, à cultura, à moradia, à alimentação ao lazer e à mera capacidade de planejar. Voto não é obrigação nem deve sustentar o medo. Voto é futuro.
Foco
As emissoras e demais veículos de comunicação da Assembleia Legislativa articularam uma cobertura ampla das eleições deste ano. O ponto alto será amanhã, claro, mas desde o início da semana a pauta dava atenção especial ao tema. E é bom que seja assim. Afinal, instituição política tem de estar de olho na política..
Outra ameaça
Os bolsonaristas estão permanentemente alertas contra direitos sociais. Primeiro foram ameaçadas as reservas indígenas. Agora, o alvo são as terras quilombolas. Um deputado federal catarinense quer porque quer tomar posses que hoje abrigam remanescentes de escravos.
Extermínio
Texto de um certo deputado “Coronel Armando” (PL-SC) propõe que só sejam reconhecidas como quilombolas as terras que efetivamente estavam ocupadas em 5 de outubro de 1988 – quando foi promulgada a Constituição Federal. Se essa “mão-grande” funcionar, as comunidades instaladas nos últimos 34 anos serão irremediavelmente prejudicadas..
Explica-se
Algum iluminado descobriu porque Jair Bolsonaro se acha “imbrochável”. É que os estoques de Viagra e de próteses penianas comprados pelas Forças Armadas (!) o autorizam a essa bravata, registrou-se nas redes sociais da Internet. Ou seja, há chances de não ser priapismo.
Faces
Esta Coluna é publicada também no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos estão no site https://bit.ly/3q4AETZ. O jornalista ainda participa do podcast Papo de Cabeça, no YouTube (https://bit.ly/3cP1JHu) e na plataforma Spotify. O Papo de Cabeça, produzido em parceria com o jornalista Maurição Lima, aborda notícias, entrevistas e análises políticas.