Voltar ao topo

26 de abril de 2025

A Educação é o caminho – o único caminho – e passa sempre pelo Nordeste

Passou no plenário do Senado texto que articula a formação técnica de nível médio com a aprendizagem profissional
Foto: Divulgação/CMFOR

Compartilhar:

Passou no plenário do Senado texto que articula a formação técnica de nível médio com a aprendizagem profissional. E estabelece que o poder público crie uma política nacional para o setor. A matéria também faz mudanças no cálculo da renda para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O projeto foi aprovado em votação simbólica e tramitou em regime de urgência, restando agora só a sanção do Planalto. Além da valorização do ensino como caminho para a qualificação de trabalhadores, tudo o que se refere ao texto passa pelo Nordeste – o mais gabaritado polo de educação do País.

Primeiro: o texto original tem a assinatura do ex-deputado federal João Campos (PSB-PE), hoje prefeito de Recife. Segundo: o relator foi o senador Cid Gomes (PDT), ex-deputado, ex-prefeito de Sobral e ex-governador do Ceará. Terceiro: quem vai sancionar a proposta será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), outro pernambucano. Observações extras: João Campos é filho de Eduardo Campos (1965-2014), ex-deputado federal e estadual, ex-governador e ex-ministro, e bisneto de Miguel Arraes, cearense que se destacou nas cenas políticas pernambucana e nacional. Cid é filho de professores – José Euclides e Maria José.

ARTICULAÇÕES

O projeto define que a União, alinhada com estados e Distrito Federal, deverá formular e implementar uma política nacional de educação profissional e tecnológica, articulada com o Plano Nacional de Educação (PNE). A elaboração deve ser concluída em dois anos, a contar da publicação da nova lei. O programa deverá observar demandas do mundo do trabalho.

CULTURA E LUTA

A propósito de sanções, Lula sancionou projeto que transforma o 4 de maio no Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura. Foi em 4 de maio de 2020 que morreu o compositor e escritor Aldir Blanc. Já em 4 de maio de 2021 morreu o ator e comediante Paulo Gustavo. Ambos foram vítimas da covid-19. Agora, a data deixa a morbidez e se torna marco de luta e criatividade. Evoé!

JAMEÕES DE UM BOCADO DE GENTE

Amanhã, 16, tem Autógrafo Coletivo na sede da Associação Cearense de Imprensa (Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro). Trinta e quatro autores – profissionais da comunicação e professores, sobretudo – estarão lá apresentando e assinando livros. Começa às 9 horas. A entidade considera o Autógrafo Coletivo como “o mais importante evento da programação dos 98 anos da Associação”.

OPÇÃO E TANTO

Adelaide Gonçalves, Alberto Perdigão, Ana Karla Dubiella, Ana Márcia Diógenes, Erilene Firmino, Eliézer Rodrigues, Klévisson Viana, José Airton Cirilo, Paulo Verlaine e Salomão de Castro estão entre os participantes. Palavras do jornalista e professor Nilton Almeida, curador do evento: “o Autógrafo Coletivo constitui opção aos eventos literários massificados e alternativa cultural para a cidade monotemática do domingo praieiro”.

LITTLE SOLDIERS PLAY SOCCER; SOLDADINHOS JOGAM FUTEBOL

Por iniciativa do deputado Fernando Santana (PT), começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que considera de utilidade pública a Associação Desportiva e Educacional Araripe Soldiers, do município de Barbalha, onde o parlamentar extrai votos. A entidade ensina crianças e adolescentes a jogarem futebol americano e rugby – esportes gringos. Ensina também um certo jogo chamado “soccer”, que pouca gente por aqui conhece por esse nome.

CANTOS

Esta Coluna é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br) e no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br). Os textos também são disponibilizados, inclusive nas edições anteriores, no site https://bit.ly/3q4AETZ.

[ Mais notícias ]