O governador Elmano de Freitas afirmou ser responsabilidade da união e dos estados a Segurança Pública e que as prefeituras podem ajudar com boa iluminação pública, tapando buracos, garantindo a limpeza, bom sistema de saúde e escolas de qualidade. “O cidadão quer isso e hoje está preocupado com a sua família. A eleição está distante ainda e chegará a hora do debate onde cada candidato será avaliado”, pontuou.
As palavras do governador cearense servem de alerta aos pré-candidatos. Estimular a violência para crescer como pré-candidato vale a pena? Elmano tem a resposta. Essa pauta vira pó no percurso da campanha eleitoral. A população quer uma cidade melhor. “As pessoas buscam a paz, a tranquilidade e não a guerra urbana”, coloca claramente.
O governador ressalta que o Estado interveio no combate as facções e não tem volta. Prisões estão em andamento e tudo será feito sem carnaval. “A polícia consegue os mandados, ou serão cumpridos mandados já expedidos pela justiça e as prisões acontecem”, explicou o governador para reforçar que nada será feito com estardalhaço.
Alece retoma sessões presenciais
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, presidirá a sessão presencial da retomada das sessões plenárias após o incêndio do dia 20/06. A reunião será no auditório do prédio anexo. Evandro Leitão informou que o Plenário 13 de maio será reconstruído respeitando a sua originalidade. A única mudança será o material anti-incêndio a ser usado.
Vem mudanças nos comandos das forças de segurança
O delegado Roberto Sá completa um mês no comando da Segurança Pública e fará anúncio de mudanças nos diversos comandos das forças de segurança. “A trajetória será entregue ao governador e, a partir da sua aprovação, faremos as mudanças necessárias para unirmos forças e agirmos em conjunto. A Polícia Militar tem papel importante no processo”, disse o secretário ao lado do governador Elmano, que ratificou a carta-branca para montar “seu time, sua equipe”.
Misoginia no município de Alcântaras: pré-candidatos do PT humilham Charline Freire, pré-candidata do prefeito, em praça pública
A pré-candidata à prefeitura de Alcântaras, Charline Freire, enfrentou uma situação de humilhação que evidencia a misoginia enraizada na política. Em um evento religioso no Sítio Prata, em Alcântaras, comandado pelo padre Queiroz, os pré-candidatos da oposição, Eliézio e Daniel, ambos do PT, que concorrem como prefeito e vice-prefeito pelo PT, protagonizaram um episódio vergonhoso. Na presença de suas famílias e de todos os presentes à festa da igreja leiloaram um kit com peças íntimas femininas e a enviaram para Charline, pré-candidata apoiada pelo prefeito Joaquim do Quinca. O ato foi uma clara tentativa de humilhar e descredibilizar a pré-candidata, utilizando uma tática sexista e desrespeitosa. O caso não encerrou no dia do leilão. O vereador Dartanhan Fonteles, do PT, postou uma foto vestido de mulher. Ele é filho do pré-candidato do PT. A igreja lançou uma nota através do padre Queiroz, vigário da igreja do Prata, lamentando o episódio e proibindo o recebimento de prendas misóginas. O caso ficou sem apuração por parte da polícia e do Ministério Público.
Abatedouro
O município de Granja terá um abatedouro de animais que atenderá a toda região Norte. O equipamento moderno era aguardado há anos por agropecuaristas. O deputado Romeu Aldigueri viabilizou o projeto financeiramente.
Memorial Câmara é inaugurado e conta a história política da Casa
A Câmara Municipal de Fortaleza inaugurou um espaço dedicado à celebração da história política do Poder Legislativo Municipal, cuja trajetória se confunde com a própria formação da cidade de Fortaleza. Com recursos imersivos e interativos, o Memorial Câmara foi pensado para apresentar aos cidadãos da Capital os marcos históricos que culminaram na conformação política atual da Casa do Povo, reforçando conceitos-chave para o funcionamento da instituição na contemporaneidade, tais como Democracia, Participação e Cidadania.
O presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), falou sobre a emoção de vivenciar esse momento no Legislativo e como a iniciativa retrata a missão do Parlamento no diálogo constante com a população. “Tenho a honra de hoje presidir o Parlamento Municipal, que tem uma história muito importante ao longo da história da nossa cidade. E esse é um dia de muita emoção e de alegria. Estamos aqui entregando mais um espaço para receber o cidadão”, declarou. A coordenadora de Comunicação da Casa, Renata Sampaio, entende o Memorial como um marco na história do Legislativo Municipal e diz que o equipamento é mais uma ação do Parlamento para aproximar os cidadãos do trabalho legislativo. “É um espaço que reúne diversas linguagens e recursos para integrar os cidadãos à história politica da Câmara, que se conecta com a formação sociopolítica da própria cidade de Fortaleza. Queremos que os visitantes conheçam a nossa trajetória e compreenda os conceitos básicos que orientam o nosso funcionamento, como a democracia, a participação e a representação”.