Voltar ao topo

21 de abril de 2025

A convergência dos divergentes

Compartilhar:

Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana (PT) reuniu nesta segunda-feira, 21, pela primeira vez, o Conselho de Ex-Governadores do Ceará. E pôs em torno da mesma mesa, embora apenas com cordialidade protocolar, pensamentos distintos sobre política e gestão pública.

O encontro serviu para apresentar o projeto Ceará 2050 – plano de médio e longo prazos para enfrentar desafios de desenvolvimento. Compareceram Gonzaga Mota (1983-1987), Tasso Jereissati (1987-87, 1995-99 1999-2002), Ciro Gomes (1991-1994), Francisco Aguiar (1994-95), Lúcio Alcântara (2003-2007) e Cid Gomes (2007-11 e 2011-15). Água e óleo, como se vê.”

FICA O ALERTA
O conselho não tem função deliberativa ou executiva. Nem sequer consultiva. Mas tem expressão em campos diversos. Ao juntar sob o mesmo teto nomes relacionados ao coronelismo, ao empresariado e à política profissional, entre outras áreas, Camilo acabou dando um aviso eloquente à política do Ceará: o de que não está disposto a rebaixar discussões ao subterrâneo da política, como tentam alguns grupos. Faz sentido.

DIGITAL
O projeto Conecta Ceará, do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, agendou para hoje (22), seminário digital sobre a importância do trabalho multiprofissional no atendimento à pessoa com síndrome de Down. A proposta é de que a Casa supere as fronteiras da política convencional, em geral fria e técnica, e alcance o dia-a-dia dos cidadãos. O médico André Luiz da Silva Manganelli, neuropediatra, conduzirá o tema. O evento começa às 16 horas, na plataforma Zoom, no site www.zoom.us (ID da reunião: 917 2257 4446 e senha de acesso: 358663).

DANÇAR PRA NÃO DANÇAR
Entre os esforços de superação dos efeitos nocivos da pandemia cabem quanto boas piruetas. Nesse sentido, Fortaleza entrou no roteiro da Confederação Brasileira de Dança (CBDD) e receberá etapa de festival da entidade. De 4 a 8 de maio deste ano, haverá apresentações no Cineteatro São Luiz e no Teatro Rio Mar. A programação está em www.festivalcbddfortaleza.com.br.

MUITO MAIS
O Festival não deve ser considerado um evento da “arte pela arte”. Pelas circunstâncias, acaba sendo um manifesto político de quem produz arte, cultura e pensamento. Na perspectiva de fim da pandemia da covid-19, pode ser indicativo de como a sociedade se reagrupa e se fortalece. Já no contexto pré-eleitoral, pode inspirar boas reflexões para a cultura.

[ Mais notícias ]