Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

A bola da vez é mais um Clássico-Rei entre Leão e Vovô, neste domingo

Jogo marca decisão entre os rivais que estão na segunda parte da tabela e necessitam de uma vitória para embalar na competição. Mando de campo é do Alvinegro
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Compartilhar:

Caio Salgueiro
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
caio.salgueiro@opiniaoce.com.br

Neste domingo, 14, Ceará e Fortaleza se enfrentam pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas, na Arena Castelão. O Clássico-Rei marca uma partida decisiva entre os rivais que estão na segunda parte da tabela e necessitam de uma vitória para embalar na competição. A partida tem mando de campo do Alvinegro, que ocupará 70% da arquibancada, contra 30% de tricolores.

Enquanto o Leão do Pici vem embalado por duas vitórias seguidas, o momento do lado alvinegro é conturbado. O Vovô não vence há três jogos no campeonato e ainda vem de eliminação na Copa Sul-Americana. Os últimos resultados do Ceará decepcionaram o torcedor.

O time estacionou na 14ª colocação, com 25 pontos, e não vence no Brasileirão há três rodadas. A equipe perdeu para Juventude e Palmeiras e empatou com o Botafogo. Para completar a sequência ruim, o alvinegro foi eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana pelo São Paulo nos pênaltis, chegando a quatro eliminações em torneios mata-mata no ano.

Para o Clássico Rei, o treinador Marquinhos Santos terá problemas com os desfalques do time. Os zagueiros titulares, Messias e Luiz Otávio, estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, assim como o atacante Zé Roberto, que seria o dono da posição após a lesão de Cleber, que também não joga. Além deles, Bruno Pacheco, Rodrigo Lindoso, Diego Rigonato e Jhon Vásquez continuam no departamento médico e não entrarão em campo.

Nino Paraíba, que não jogou no meio de semana por suspensão, retorna à lateral direita, e Matheus Peixoto deve herdar a vaga de centroavante. Para formar a zaga, Gabriel Lacerda, Lucas Ribeiro e Marcos Victor são as opções do treinador. O atacante Jô, recém contratado, foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e já está à disposição do elenco.

Uma vitória pode reacender os ânimos da equipe e do torcedor na temporada, que vem sendo difícil para os alvinegros. Ademais, o time se distanciaria da zona de rebaixamento e voltaria a brigar por posições mais altas na tabela.

MELHOR MOMENTO
O Leão do Pici vive seu melhor momento no Brasileirão 2022. O time vem de duas vitórias seguidas, sobre Cuiabá e Internacional, e pode enfim sair da zona de rebaixamento neste domingo. Na 17ª colocação com 21 pontos, o tricolor está apenas a um ponto do primeiro time fora da zona, o Avaí.

O técnico Juan Pablo Vojvoda terá quase todo o elenco à disposição para o clássico. O atacante Romarinho é a maior baixa, não joga pois foi expulso na última partida do Brasileirão. Porém, Thiago Galhardo volta a estar disponível ao treinador, ele que não atuou contra o Internacional por questões contratuais.

O capitão Tinga está em processo de transição após cirurgia no pé esquerdo e pode ser novidade entre os relacionados. A nova contratação do clube, Pedro Rocha, ainda não deve estrear pelo Leão. O Fortaleza teve a semana livre para trabalhar e chegará com maior descanso que o rival para o clássico. Uma vitória tricolor pode tirar a equipe do Z4 e encostar no Ceará, ficando a apenas um ponto do alvinegro.

No primeiro turno deste Brasileirão, o Vovô saiu de campo vencedor, por 1 a 0, com gol de Cleber. O histórico recente do Clássico Rei na Série A favorece o time alvinegro. São sete jogos, com seis vitórias alvinegras e uma leonina. O último triunfo tricolor ocorreu em 2019, quando venceu por 1 a 0 com gol de Wellington Paulista. Desde então, o Leão não soube mais o que é vencer o maior rival na competiçã.

[ Mais notícias ]