Caio Salgueiro
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
caio.salgueiro@opiniaoce.com.br
Após a 24ª rodada, Fortaleza e Ceará mantiveram as fases distintas no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Leão chegou a sua quinta vitória seguida, confirmando a ótima fase, o Vovô segue sem vencer há seis rodadas e se aproxima da zona de rebaixamento. O Leão do Pici é o líder do segundo turno com 100% de aproveitamento. São cinco vitórias em cinco jogos seguidos.
Além disso, o time não toma gol há seis rodadas, e muito se deve ao goleiro Fernando Miguel. O arqueiro tricolor foi eleito o melhor jogador da partida na vitória diante do São Paulo por 1 a 0, na última rodada, que fez o time pular para a 12ª colocação e entrar na zona de classificação à Sul-Americana. O camisa 16 realizou seis defesas difíceis que garantiram os três pontos ao Leão.
Com ele em campo, o Leão ainda não tomou nenhum gol no Brasileirão. Com Fernando Miguel, a defesa formada por Britez, Benevenuto, Titi e Juninho Capixaba vem resolvendo os problemas defensivos da equipe. Desde a implementação da defesa a quatro defensores, o Leão tem a melhor defesa da competição. Mesmo com o primeiro turno ruim, o time tricolor tem a quinta melhor defesa do Brasileirão, com 23 gols sofridos.
O time de Juan Pablo Vojvoda se reapresenta nesta terça-feira, 30, no Centro de Excelência Alcides Santos para mais uma semana de treinos. O foco agora é na próxima rodada do Brasileirão, diante do Botafogo, partida que será no domingo, 4, às 16 horas, na Arena Castelão.
Em casa de nova vitória, o Leão chega a sua sexta seguida e pode ficar na parte de cima da tabela pela primeira vez no torneio. O clube encerrou a 19ª rodada – fim do primeiro turno – na lanterna, com apenas 15 pontos. O time não tem atletas suspensos para essa partida, e a expectativa é de que Crispim e Ceballos, que ficaram de fora na última rodada, se recuperem de lesão.
MÁ FASE CONTINUA
Em jogo morno, o Ceará ficou no 0 a 0 com o Athletico Paranaense jogando em casa. O time alvinegro ouviu vaias do torcedor que estava presente na noite do último sábado, 27, com gritos pedindo a saída do presidente do clube, Robinson de Castro. Com esse resultado, o time permaneceu na 15ª colocação, com 27 pontos, e está a dois pontos de ingressar na zona de rebaixamento.
O Vovô não vence há seis rodadas no campeonato. O último triunfo foi na 18ª rodada, por 1 a 0 contra o Avaí, há mais de um mês. O time tem um confronto duro na próxima rodada, diante do Flamengo, no Maracanã, no domingo às 11 horas.
O clube apresentou nesta segunda-feira, 29, o treinador Lucho González em entrevista coletiva, que afirmou querer buscar reanimar o grupo de atletas. “Meu pensamento, assim como o da comissão, é olhar para a parte de cima da tabela, não olhar para a parte de baixo, passar confiança ao grupo, trabalhar o psicológico”, respondeu o novo comandante.
Ele também falou sobre a forma como deseja trabalhar. “Quero ver um time que mostre espírito competitivo. Acho que, quando você cria isso dentro de um grupo, os resultados acompanham, e as vitórias vão trazer uma tranquilidade.”
O elenco alvinegro inicia hoje as preparações para o jogo do final de semana. Sem jogadores suspensos, mas com Rodrigo Lindoso, Diego Rigonato e Cléber ainda indisponíveis. O capitão Luiz Otávio, titular do time, não jogou na última partida por conta de uma lesão, e segue como dúvida para a comissão técnica.