Menu

Creche na periferia de Fortaleza é destaque em painel sobre infância na ONU

João se encontrou com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que destacou a presença do jovem no evento como um marco para a valorização da educação cearense. Foto: Agência Gov/ Via Planalto

O jovem João Davi representou o Estado do Ceará na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta segunda-feira (23), ao atuar como único jovem embaixador da América do Sul para representar o projeto “Dever de Cuidar”, sobre a creche Arpoador, na cidade de Fortaleza.

João se encontrou com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que destacou a presença do jovem no evento como um marco para a valorização da educação cearense. O ministro postou o momento em suas redes sociais e disse que Davi é um exemplo para a juventude cearense.

“Do Ceará para o mundo! Aqui em Nova York, integrando a comitiva do presidente Lula na 80ª Assembleia Geral da ONU, encontrei o João no evento anual do Global Education. Voa, garoto! Você é um exemplo para a nossa juventude! A Educação transforma“, postou Camilo no seu perfil do Instagram.

JOÃO DAVI: DO PIRAMBU PARA HONG KONG

O único jovem embaixador da América do Sul na Assembleia Geral das Nações Unidas, João Davi, morou no Pirambu, a maior comunidade em situação de vulnerabilidade do Ceará, e atualmente estuda na The University of Hong Kong.

O projeto Primeira Chance foi quem ajudou João a chegar onde está hoje. Essa iniciativa promove a inclusão social de jovens de baixa renda, investindo em sua educação.

“É uma organização que faz a diferença ao apoiar e investir em jovens talentos, garantindo-lhes uma formação de excelência no Ensino Médio e ajudando-os a alcançar objetivos que talvez nem imaginassem possíveis”, destacou João.

Davi afirma que essa iniciativa acreditou e investiu no seu potencial quando ele tinha apenas 15 anos. Esse apoio possibilitou que o jovem estudasse em uma das melhores escolas brasileiras com bolsa acadêmica completa e abriu portas para incríveis oportunidades extracurriculares, como projetos na Academia Cearense de Letras e na Assembleia Legislativa do Ceará.

“Essa conquista não é apenas minha, mas também fruto de uma rede de pessoas e instituições que acreditam que a educação pode abrir caminhos. Precisamos, sempre, ousar ser e existir para além do que socialmente somos qualificados e construídos, desafiando constantemente estatísticas que possam nos objetificar ou discriminar”, disse João em suas redes sociais.

O jovem foi acompanhado e mentorado pelo professor Victor Fernandes, com quem desenvolveu seu interesse pelo estudo interdisciplinar: do Direito às Finanças e do Jornalismo à Tecnologia.

João evidenciou que essa troca de conhecimento, acompanhada de um típico humor cearense, foi essencial para o seu desenvolvimento como estudante.

PROJETO EDUCACIONAL

João Davi está em Nova York para a Assembleia Geral da ONU ao lado de três colegas Embaixadores Globais da Juventude: Yasmeen Saleh, Andrea Eunice Vásquez e Amb. Victory Ashaka. O objetivo é lançar a primeira edição do The Education Issue (A Questão da Educação), da organização Their World.

Dentro desse projeto, João também apresentará “Dever de Cuidar”, sobre a creche Arpoador, na cidade de Fortaleza.

Essa iniciativa tem como base o jornalismo de solução: narrativas que não apenas expõem os desafios da crise educacional global, mas também destacam as respostas e caminhos que já estão surgindo em nossas comunidades.

A Their World é uma instituição de caridade global para crianças, comprometida em acabar com a crise educacional mundial e liberar o potencial da próxima geração.