A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (15), a 6ª edição do projeto Prefeitura Chega Junto, no bairro Conjunto Ceará II. A iniciativa visa aproximar os serviços municipais da população, ofertando ações educativas, vacinação, emissão de documentos, ouvidoria e outros. Nesta edição foram realizados cerca de 500 atendimentos. “Esse projeto vem dando resultados muito positivos, já que a gente tem contato direto com a população. A gente acolhe a reclamação e a crítica, mas também as sugestões e elogios. Nessa ação, eu trago todo o secretariado para ouvir o que a população tem a dizer”, afirmou Sarto.
O prefeito também destacou a celeridade para resolver as demandas. “Aqui tem coisas que são simples, mas que demandam algumas burocracias. Esse projeto é um atalho para que a gente possa resolver com mais celeridade a demanda da população”, enfatizou.
“Nós estamos aproveitando essa oportunidade que o Prefeitura Chega Junto para levar alguns serviços que a gente entende importante trazer para mais próximo da população. Nós estamos emitindo carteirinha de pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse documento é importante e traz a valorização no sentido de dar um atendimento prioritário a essas pessoas. A carteira permite a identificação imediata e aí os órgãos públicos e privados, a partir dessa identificação, conseguem dar o atendimento adequado a essas pessoas”, explicou Francisco Ibiapina, secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
Ao todo, foram 513 atendimentos com destaques para a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), com 123 atendimentos. Além disso, a Secretaria de Saúde (SMS) registrou 76 doses de imunizante para a população. Outro destaque foi a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), que registrou 41 cadastros para o auxílio Bolsa Família.
AÇÕES
A gestão municipal entregou obras de urbanização e requalificação na Regional 11, principalmente com intervenções em bairros como Conjunto Ceará, Autran Nunes, Genibaú, Panamericano, Bela Vista, entre outros. As obras do Programa de Urbanização e Mobilidade de Fortaleza (Proinfra), no Genibaú I e II, estão beneficiando 65 ruas nas duas comunidades, com o instalação de redes de esgoto, drenagem e urbanização de vias com calçadas em piso intertravado e estruturas de acessibilidade. Esse é o maior investimento em infraestrutura social em comunidades carentes na história da Capital.
A gestão municipal também já entregou 20 reformas de praças e outros logradouros públicos, proporcionando ambientes de lazer requalificados e em dias com manutenções de piso, mobiliários urbanos, podas de árvores e limpeza. Mais quatro praças nos bairros Jóquei Clube, Autran Nunes, João XXIII e Conjunto Ceará estão com as obras em andamento
Além disso, foram iniciadas, em fevereiro, as obras que proporcionarão a chegada do projeto Meu Bairro Empreendedor ao Jóquei Clube. A região terá mais de 7 mil m² de área urbanizada, com melhorias na qualificação das vias, que receberão nova pavimentação em piso intertravado, mobiliários urbanos, iluminação, áreas de convívio e recreação. As intervenções estão com 35% de execução. A Prefeitura entregou, ainda, oito novas Areninhas, o Polo da Juventude na Bela Vista, dois microparques, o Santa Luzia, no Conjunto Ceará II, e o Aconchego, no Conjunto Ceará I, além de um Ponto do Entregador e uma Parada Segura no Jóquei Clube.