A Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, localizada na cidade de Carnaubal, no interior do Ceará, foi a grande vencedora do prêmio “Excelência Global em Educação”. Esse prêmio rendeu à escola um reconhecimento internacional e um prêmio de 50 mil dólares, o equivalente a R$ 250 mil.
A instituição cearense se destacou na categoria “Promoção do Bem-Estar” com o projeto “Apoio Integral ao Aluno”. A iniciativa surgiu como uma resposta às crescentes preocupações com a saúde mental dos estudantes no contexto pós-pandemia de covid-19. Professores e diretores de turma observaram que muitos jovens estavam lidando com problemas como ansiedade, depressão, baixa autoestima e dificuldades de interação social.
O governador Elmano de Freitas (PT) comemorou a conquista em suas redes sociais: “É o reconhecimento internacional pelo importante projeto voltado para a saúde mental. Parabéns para os alunos, professores, psicólogos e todos os que fazem o excelente trabalho na EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves”, escreveu.
Para abordar essas questões, o professor de educação física Guilherme Barroso, que também é diretor de turma na escola, propôs a criação de um programa que contasse com o apoio de psicólogos voluntários de diferentes regiões do Brasil. Os profissionais oferecem sessões de aconselhamento individual aos alunos por meio de plataformas online, como o Google Meet. Além disso, o projeto oferece uma variedade de atividades extracurriculares, incluindo esportes, teatro, dança, pintura e artesanato.
O PRÊMIO
O prêmio “Excelência Global em Educação” é uma iniciativa da T4 Education e conta com o apoio da Fundação Lemann, da Accenture e da American Express. O objetivo principal da premiação é destacar práticas inovadoras que impactem positivamente a vida dos estudantes e das comunidades em que as escolas estão inseridas.
Nesta edição, participaram escolas de 108 países, competindo em cinco categorias diferentes: ação ambiental, inovação, superação de desafios, colaboração comunitária e promoção do bem-estar.