Um total de 51 dos 184 municípios do Ceará já notificaram casos suspeitos da chamada varíola dos macacos, número este que corresponde a 27% das cidades cearenses. A informação consta na plataforma IntegraSUS, gerida pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado e consultada pelo OPINIÃO CE às 15h59 desta segunda-feira, 22. Conforme a plataforma, o Ceará tem 29 casos confirmados e 221 suspeitos. Outros 24 casos são apontados como “prováveis”.
O maior número de casos suspeitos da doença está em Fortaleza (126), seguida de Caucaia (7), Juazeiro do Norte (7), Crato (6) e Maracanaú (6). Também há notificações de quatro pessoas vindas de outros estados – desses, três foram descartados. Trinta municípios cearenses têm um caso suspeito da doença e outros 14, dois casos suspeitos.
Na última semana, a Sesa realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o cenário da Monkeypox e o plano de controle da doença no Ceará. O secretário de saúde, Carlos Hilton, e a secretária de Vigilância em Saúde, Sarah Mendes, comandaram a coletiva e apresentaram as estratégias de saúde para combater a varíola dos macacos.
Comitê
Durante a coletiva, Sarah divulgou a criação de um Comitê de Operações Especiais (COE) da Monkeypox, que se reunirá semanalmente para discutir ações e estratégias de prevenção e controle da varíola dos macacos. Também começou a ser disponibilizado, na última sexta-feira, 19, no IntegraSUS, um painel com o cenário da doença – semelhante ao que acontece com a covid-19.
A secretária afirmou, ainda, na oportunidade, que não há previsão para chegada da vacina contra a doença, mas que estão monitorando a situação junto ao Ministério da Saúde. “Nós estamos aguardando, não temos prazo ainda, mas aguardamos com muita ansiedade a chegada dessa vacina”, disse Sarah. Dos 29 casos confirmados, 25 são de residentes em Fortaleza. Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Russas e Sobral têm um caso confirmado, cada.
Dos 24 casos considerados “prováveis”, 15 são de Fortaleza e três em Maracanaú. Acaraú, Caucaia, Iguatu, Itaitinga, Quixeré e Russas tem um caso provável, cada.