Menu

411 aprovados da extinta Fagifor serão convocados para a rede municipal de saúde em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza vai convocar, neste mês de agosto, 411 concursados da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), durante o lançamento do programa “Saúde que Cuida”, iniciativa que faz parte de um dos eixos do Fortaleza Inclusiva, já lançado pelo gestor municipal em outra ocasião.

Conforme anunciou o prefeito Evandro Leitão (PT), os profissionais serão alocados “de acordo com a demanda”. A convocação foi antecipada, de acordo com a gestão, devido à necessidade de aumento de pessoal na rede. Como revelou a secretária de Saúde, Riane Azevedo, as convocações deveriam ser feitas “só em 2026 e 2027”.

Ainda segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além dos 411 aprovados na Fagifor, outros profissionais vão integrar a rede municipal de saúde. “São quase mil pessoas que ficaram para ser chamadas”, disse ela. Esta primeira convocação, aliás, já não foi tão simples:

“Foi difícil, porque a condição financeira da SMS não é das melhores. Estamos ‘tirando leite de pedra’, como dizem. Mexendo sistematicamente para aumentar o quadro”, ressaltou.

Ainda de acordo com a gestão, também serão chamados 82 aprovados do concurso do Instituto Dr. José Frota (IJF), a maioria para enfermagem, com 75 convocados, além de três fonoaudiólogos, dois cirurgiões de mão e dois médicos intensivistas.