O festival que visa fomentar a produção audiovisual no Estado e estimular a diversidade, dentro e fora, das telas se aproxima do seu encerramento. Com a exibição de filmes e a entrega do Troféu Eusélio Oliveira, a programação da 33ª edição do Cine Ceará segue até sexta-feira (1º). O festival, ainda, contará com a exibição do filme “Estranho Caminho”, do cearense Guto Parente.
Nesta quinta-feira (30), o agricultor e cineasta popular cearense, Josafá Duarte, será homenageado com o Troféu Eusélio Oliveira, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Além disso, serão exibidos os curtas-metragens “Diafragma” de Robson Cavalcante, “Pulmão de Pedra” de Torquato Joel, “Os finais de domingo” de Olavo Junior e “Lapso” de Caroline Cavalcanti, na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem.
“O Cine Ceará é uma janela para a Ibero-americano” revela Verônica Guedes ao OPINIÃO CE. “O festival é de suma importância para o artistas locais, mas também muito importante para a Ibero-América”, completa.
33º CINE CEARÁ
A 33° edição do Cine Ceará contou com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), desde 14 de novembro e segue até esta sexta-feira (01). O festival é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes.
Na noite de abertura, o festival homenageou a jornalista e doutora em Sociologia, Bete Jaguaribe, e o roteirista George Moura. Além disso, o Cine Ceará prestou homenagens in memorian a dois profissionais que tiveram importante papel nas políticas públicas do setor audiovisual, o produtor Doug de Paula que, entre outros atribuições, foi membro da Câmara Setorial do Audiovisual, órgão consultivo ligado à Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (ADECE), e membro fundador da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste (CONNE), e ao servidor público federal Júlio Linhares, que esteve 17 anos à frente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, no qual desempenhou um relevante papel de interlocução com cineastas e artistas.