A 27ª edição da PEC Nordeste iniciou na noite desta quinta-feira (6). No Centro de Eventos de Fortaleza, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, comandou a abertura da maior feira de agropecuária do Norte e Nordeste brasileiros. Para o evento deste ano, serão discutidos em palestras, mesas redondas e oficinas que visam a capacitação de produtores, 15 setores do agronegócio. A PEC Nordeste será realizada em três dias, se estendendo até o sábado (8). Com entrada gratuita, o Centro de Eventos estará aberto das 11h às 21h. A expectativa para este ano é receber mais de 60 mil pessoas. O governador Elmano de Freitas (PT), por “imprevisto” na agenda, não compareceu ao evento. O OPINIÃO CE tentou contato com a assessoria do governador, mas não obteve retorno.
A feira é promovida pela Faec, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar-CE), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e pelos Sindicatos Rurais. Em uma área total de 27 mil metros quadrados, mais de 500 empresas, instituições e produtores rurais participam do evento, onde expõem seus produtos em 1.140 estandes. Segundo Amílcar, trazendo o sucesso do agronegócio no Ceará é a união.
“Vamos unir o pequeno [produtor], que é o que mais importa no Ceará. Daqui para frente, vamos transformar esse Estado”, destacou o presidente.
Paralelamente à feira e às capacitações, serão realizados o 2º Encontro Mulheres do Agro Cearense, no sábado e o Encontro de Jovens do Agro Cearense, na sexta-feira (7). O objetivo é tratar sobre sucessão e inovação na produção agrícola e pecuária. Durante os três dias do evento, mais de 300 pessoas vão palestrar sobre os mais variados assuntos do agro, nos seguintes segmentos:
- Apicultura;
- Aquicultura e Pesca;
- Avicultura Caipira;
- Avicultura Industrial;
- Bovinocultura de Corte;
- Bovinocultura de Leite;
- Carcinicultura;
- Caprinovinocultura;
- Equinocultura;
- Suinocultura;
- Fruticultura;
- Cajucultura;
- Floricultura e Paisagismo;
- Agroindústria;
- Segmento pet.
Um dos destaques da PEC Nordeste, a Expocamarão vai reunir principais produtores e empresas da carcinicultura – produção de camarão – do Brasil. O Ceará é um dos principais estados na produção da espécie. Para esta edição, serão 188 estandes voltados apenas para a carcinicultura, apresentando um crescimento de 195% em relação à edição passada de 2023. Na abertura, o Governo do Ceará anunciou a isenção total do ICMS sobre a produção de camarão e de peixe para produtores cearenses.
Representando o governador na cerimônia, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho (PDT), leu a mensagem que o gabinete do chefe do Executivo preparou para ser lida. Na ocasião, foram anunciadas políticas voltadas aos produtores cearenses, como a isenção total do ICMS sobre a carcinicultura e a piscicultura. Conforme o titular da pasta, a medida vem para ser possível produzir mais e com mais competitividade.