Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Lula tem mais do dobro de intenções de voto que Bolsonaro no Nordeste

Levantamento Datafolha mais atual traz esse recorte, ao passo que PoderData mostra Lula com 65% e Bolsonaro com 35%. Votos nas demais regiões possuem outros perfis
Foto: Ricardo Stuckert

Compartilhar:

Se dependesse da região Nordeste, a segunda mais populosa do Brasil, o ex-presidente Lula (PT) já estaria eleito. Por aqui, o petista mantém 67% das intenções de voto contra 29% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira, 19.

Contudo, há um leve crescimento de Bolsonaro se comparado ao último levantamento do mesmo instituto, que dava ao candidato à reeleição 27% das intenções de voto e 68% a Lula. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

No Sudeste, o atual mandatário lidera com 50% contra 43% de Lula. Neste grupo, a margem de erro é de três pontos. No Sul e Centro-Oeste, o chefe do Executivo vence com 17 e 14 pontos percentuais de vantagem. No Norte, os dois empatam tecnicamente, com 50% de Bolsonaro e 46% de Lula.

O Datafolha ouviu 2.912 pessoas entre os dias 17 e 19. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral (JE) sob o número BR-07340/2022. O eleitorado brasileiro está dividido da seguinte forma entre as regiões: 43% no Sudeste; 27% no Nordeste; 14% no Sul; 8% no Norte; e 7% no Centro-Oeste, de acordo com o Datafolha.

No resultado geral, o Datafolha aponta 49% para Lula e 45% para Bolsonaro no atual cenário para o segundo turno. Aqui, a margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

PODERDATA
A pesquisa PoderData, divulgada também na quarta, realizada entre 16 e 18 de outubro e também registrada na JE, reafirma a liderança na região: Lula tem 65% das intenções e Bolsonaro, 35%, considerando apenas os votos válidos. O presidente mantém vantagem no Sudeste, com 52%, ante 48% de Lula, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais nesse grupo. No Centro-Oeste, Bolsonaro marca 54% e Lula, 46%. Aqui, a margem de erro é de 5,3 pontos percentuais. No norte, os dois estão tecnicamente empatados, com 51% do candidato do PL e 49% do petista. A margem de erro é de 5,1 pontos percentuais.

O resultado geral nesse levantamento é de 52% para Lula e 48% de Bolsonaro, considerando votos válidos.O cenário segue congelado há duas semanas, com duas simulações anteriores do mesmo instituto indicando os mesmos números. Para o PoderData desta rodada, foram entrevistadas 5 mil pessoas. A margem de erro é de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos.

No conjunto total de eleitores, o candidato petista tem 48% da preferência, contra 44% do atual mandatário. Nulos e brancos são 5% dos eleitores e 3% não sabem ainda em quem votar.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos, ouvindo pessoas em 351 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08917/2022. O PoderData é ligado ao site Poder360, que financiou o levantamento.

Voto Religioso: Datafolha
A mesma pesquisa Datafolha indica que Bolsonaro ampliou a liderança entre os evangélicos, enquanto Lula permanece à frente entre os católicos. O presidente saiu de 65% para 66% do favoritismo no grupo que representa mais de um quarto dos brasileiros. Já o candidato petista oscilou negativamente, de 31% para 28%.

A diferença variou de 34 para 38 pontos percentuais, mantendo a margem de erro de quatro pontos. Entre os católicos, que representam quase metade da população, Lula está com 58% e Bolsonaro, com 37%. Nulos ou brancos variam de 3% a 4%, de acordo com o grupo, e indecisos, de 1% a 2%.

Voto religioso: PoderData
O PoderData aponta empate técnico entre os dois adversários no público católico: Lula com 51%, contra 48% de Bolsonaro (2,3 p.p). Já entre os evangélicos, o presidente lidera com 62%, ante 38% do ex-presidente (2,7 p.p), considerando apenas votos válidos.

[ Mais notícias ]