Menu

‘Dragão Nazárea’ oferece atividades culturais para moradores da Sapiranga e Messejana

Foto: Sabrina Nascimento

Com uma intensa programação, o Dragão Nazárea chega, no próximo sábado (21), aos bairros Sapiranga e Messejana. Iniciativa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), a ação reúne oficinas, mutirão de graffiti, feiras de gastronomia e de economia criativa, roda de conversa e apresentações artísticas. Tudo gratuito.

As atividades são voltadas, em especial, às juventudes, aos artistas e aos moradores da região, com a proposta de reconhecer, valorizar e potencializar as expressões artísticas, culturais e comunitárias dos territórios periféricos de Fortaleza e Região Metropolitana, a partir de uma lógica de descentralização da cultura.

“Ao levar o Dragão do Mar para os bairros, o programa também fortalece o pertencimento, o protagonismo local e a economia criativa comunitária”, destaca Camila Rodrigues, superintendente do centro cultural.

O nome do programa faz referência à expressão “nazarea”, que afirma pertencimento e reconhece a potência das redes locais. Esta edição, inclusive, conta com a articulação de organizações da periferia, como Negruras, Tropa do 6utto, Arteculando e Coletivo Meraki do Gueto.

Alinhado a esse espírito, a iniciativa valoriza talentos locais, promove visibilidade e circulação artística e estimula trocas de saberes, encontros e práticas coletivas. “É um movimento que conecta memória, identidade e futuro, reconhecendo o território como lugar de potência, criação coletiva e construção de novas possibilidades”, reforça a superintendente do Centro Dragão do Mar.

Para Camila, a ida do centro cultural aos bairros reafirma a cultura como direito e força de transformação social. “Ao ocupar o território com arte, formação e diálogo, o projeto fortalece laços comunitários, valoriza os saberes locais e cria espaços de escuta, visibilidade e protagonismo para moradores da Sapiranga e de Messejana”, enxerga.

Programação

As atividades têm início às 9h, com mutirão de graffiti com artistas convidados. Já a partir das 13h30, a Escola Municipal Irmã Simas recebe uma série de atividades abertos ao público, como a oficina de colagem, ministrada por Tamara Cristina, além das oficinas de fotografia mobile e de produção musical, ampliando as possibilidades de experimentação artística e formação criativa ao longo da tarde.

Às 17h30, será realizada a roda de conversa “Racismo Ambiental”, com Beatriz Lima, promovendo um momento de reflexão e diálogo sobre território, justiça social e meio ambiente. Durante a programação, o público também poderá aproveitar a Feira Gastronômica da Sapiranga.

A partir das 18h30, a programação artística toma conta do espaço com apresentações musicais e culturais na Quadra da Rua Rangel Pestana, 1249, na Sapiranga. Sobem ao palco Nação Reggae, às 18h30; Sapiranga Roots, às 19h30; Messeroots, às 20h30; a Batalha do Curió, às 21h30; e, encerrando a noite, 6utto e convidados, às 22h30.