Menu

Chuvas devem seguir até sábado (21) no Ceará, aponta previsão da Funceme

Cariri, Jaguaribana e sul do Sertão Central concentram os maiores acumulados previstos. Foto: Reprodução/Funceme

A previsão do tempo aponta continuidade das chuvas no Ceará entre quinta-feira (19) e sábado (21). Os maiores acumulados devem se concentrar na metade sul do Estado, onde as precipitações podem variar de fraca a forte. Nas demais macrorregiões, a tendência é de chuvas com intensidade entre fraca e moderada. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme balanço parcial do órgão, choveu em pelo menos 83 cidades cearenses entre quarta-feira (18) e esta quinta (19), com destaque para Araripe (70 mm), Paraipaba (65.4 mm), Caucaia (65 mm), Bela Cruz (59 mm) e Orós (52 mm).

Em Fortaleza, a Funceme registrou chuva de 24.2 mm no posto Caça e Pesca, e 21 mm no posto da Defesa Civil. Além disso, o posto da Maraponga registrou um volume de 14.6 mm.

De acordo com a análise meteorológica da Funceme, as precipitações devem ocorrer em períodos distintos ao longo do dia. No litoral, a chuva tende a se concentrar no fim da noite, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Já no Interior, os registros podem ocorrer ao longo do dia.

Quinta-feira (19)

Para esta quinta-feira, a previsão indica céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento. Os maiores acumulados – com intensidade moderada a forte em alguns momentos – devem ocorrer na madrugada, no fim da tarde e à noite, principalmente nas regiões do Cariri, Jaguaribana e no sul do Sertão Central e Inhamuns.

No litoral, incluindo Fortaleza e municípios da Região Metropolitana, há expectativa de chuvas isoladas pela manhã.

Sexta-feira (20) e sábado (21)

Para sexta e sábado, a tendência é de redução das chuvas no centro-norte do Estado, tanto em volume quanto em abrangência territorial. Ainda assim, durante a madrugada e o início da manhã, podem ocorrer precipitações de intensidade moderada a forte na metade sul, com trovoadas isoladas.

Sistemas meteorológicos

As chuvas previstas estão associadas à formação e ao deslocamento de áreas de instabilidade do oceano em direção ao continente, além da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema que favorece o aumento da instabilidade atmosférica, sobretudo na metade sul do Ceará.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Estado, permanece posicionada nas proximidades da linha do Equador.

Fortaleza e Região Metropolitana

Em Fortaleza e na Região Metropolitana, a previsão para esta quinta-feira (19) é de chuvas isoladas, com intensidade variando entre fraca e moderada, principalmente no período da manhã. Para sexta (20) e sábado (21), a expectativa é de precipitações isoladas durante a madrugada e no início da manhã.