O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizará uma reunião do recém-criado Conselho da Paz, nesta quinta-feira (19), em Washington. No encontro, será anunciada a doação de mais de US$5 bilhões para a reconstrução e os esforços humanitários em Gaza, segundo a Casa Branca.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou que os recursos são oriundos dos Estados-membros, que se comprometeram a doar a quantia, além de fornecer milhares de funcionários para uma força internacional de estabilização em Gaza.
De acordo com o plano de Trump para o conflito entre Palestina e Israel, que levou a um frágil cessar-fogo em outubro do ano passado, o conselho deveria supervisionar a governança temporária de Gaza. Posteriormente, disse que as ações da instância serão ampliadas para lidar com conflitos globais.
A Itália e a União Europeia (UE) afirmaram que seus representantes planejam participar como observadores, uma vez que não aderiram ao conselho, que é presidido pelo próprio Trump.
Ontem (17), o Vaticano divulgou que não participará do Conselho da Paz, informou o secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin. Em comunicado, ele reforçou o papel da Organização das Nações Unidas (ONU), em nível internacional, de administrar “situações de crise”.
