O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou todos os 184 municípios do Ceará sob aviso de “perigo” para chuvas intensas e ventos fortes até às 10h de sexta-feira (20). O alerta, emitido na manhã desta quarta-feira de cinzas (18) é classificado na cor laranja, nível 2 de severidade em uma escala que vai de 1 a 3.
Além do aviso laranja, também está em vigor um aviso amarelo, de nível 1, igualmente abrangendo todo o território cearense. Conforme o Inmet, as precipitações podem chegar a até 100 milímetros por dia, associadas a ventos entre 60 e 100 km/h.
O instituto alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Entre as orientações à população estão: não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as instabilidades.
Os alertas meteorológicos do Inmet são classificados em três níveis: amarelo (“perigo potencial”), laranja (“perigo”) e vermelho (“grande perigo”). No Ceará, os registros mais comuns são os níveis amarelo e laranja. No aviso amarelo, a previsão indica chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Já o aviso laranja prevê acumulados de até 100 milímetros por dia e ventos que podem alcançar 100 km/h.
Como os avisos são estimados por regiões, alguns municípios podem estar sob dois alertas simultaneamente.
Chuvas já registradas
Dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que, entre terça-feira e esta quarta-feira (18), pelo menos 133 municípios registraram chuvas em um intervalo de 24 horas. Os maiores acumulados foram observados em Choró (90,2 mm), São Gonçalo do Amarante (81 mm) e Frecheirinha (70 mm).
Também tiveram volumes expressivos Sobral (69 mm), Solonópole (64 mm), Quixadá (64 mm), Maranguape (63 mm), Moraújo (62 mm) e Jaguaribe (60 mm). Em Fortaleza, o posto do bairro Caça e Pesca registrou 52 mm, enquanto na Maraponga o acumulado chegou a 45,2 mm. Os dados são parciais e seguem em atualização ao longo do dia.
Previsão para os próximos dias
Segundo a Funceme, a tendência até quinta-feira (19) é de aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do Estado, com maiores acumulados previstos para o centro-sul, faixa litorânea e Ibiapaba. Para esta quinta-feira (19), a previsão indica concentração dos maiores acumulados no sul do Estado, especialmente no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
De acordo com a Funceme, as chuvas estão associadas a efeitos locais, como temperatura, umidade, relevo e o fluxo de ventos de nordeste, que favorece o transporte de umidade do oceano. O órgão destaca ainda que a principal banda de nebulosidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará, permanece posicionada em torno da linha do Equador.
Fortaleza e Região Metropolitana
Para Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana, a previsão indica manutenção das condições favoráveis à chuva nas próximas madrugadas e inícios de manhã, com céu variando de nublado a parcialmente nublado.
