A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu, na manhã desta quarta-feira (18), aviso meteorológico indicando risco potencial, entre 20% e 40%, para chuvas intensas em 99 municípios cearenses. Segundo o órgão, as áreas destacadas podem registrar precipitações mais expressivas, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.
O aviso tem caráter preventivo e busca alertar a população sobre fenômenos que podem representar riscos.
A Funceme explica que a emissão do aviso é baseada na análise detalhada de dados provenientes de modelos numéricos globais e regionais, além de informações de instituições nacionais e internacionais e diversos produtos de monitoramento meteorológico.
O órgão ressalta que o aviso meteorológico difere da previsão do tempo. Enquanto a previsão indica as condições esperadas para determinado período, como temperatura, chuvas e ventos, o aviso tem função preventiva, alertando para eventos potencialmente adversos, como chuvas intensas e ventos fortes.
Municípios incluídos no aviso
O alerta abrange cidades do Litoral Norte, Região Metropolitana de Fortaleza, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central, entre elas: Acaraú, Alcântaras, Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Uruoca.
Também estão na lista Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, além de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e Pindoretama.
No Maciço de Baturité, o aviso inclui Baturité, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Capistrano, Guaiúba, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção. Já na Ibiapaba e regiões adjacentes, estão Ararendá, Cariré, Carnaubal, Coreaú, Croatá, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Mucambo, Nova Russas, Pacujá, Pires Ferreira, Poranga, Reriutaba, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Varjota e Viçosa do Ceará.
O aviso contempla ainda municípios como Fortim, Canindé, Caridade, Catunda, Itatira, Santa Quitéria e Tamboril.
A Funceme orienta que a população acompanhe as atualizações oficiais e adote medidas de precaução em caso de intensificação das chuvas.
Chuvas no Ceará
Entre terça e esta quarta-feira (18), o Ceará voltou a registrar precipitações em mais de 100 municípios no intervalo de 24 horas, conforme balanço parcial divulgado pela Funceme. Até às 12h20, pelo menos 134 cidades haviam contabilizado chuvas.
Os maiores acumulados foram observados em Choró (90,2 mm), São Gonçalo do Amarante (81 mm) e Frecheirinha (70 mm). Também registraram volumes expressivos os municípios de Sobral (69 mm), Solonópole (64 mm), Quixadá (64 mm), Maranguape (63 mm), Moraújo (62 mm) e Jaguaribe (60 mm).
Em Fortaleza, o posto do bairro Caça e Pesca marcou 52 mm, enquanto na Maraponga o acumulado chegou a 45,2 mm. Os dados são parciais e seguem em atualização ao longo do dia pela Funceme.
Previsão do tempo
De acordo com a Funceme, a tendência até quinta-feira (19) é de aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do Estado. Os maiores acumulados devem se concentrar no centro-sul, na faixa litorânea e na Ibiapaba.
Para esta quarta-feira (18), as precipitações mais intensas tendem a ocorrer entre a madrugada e o início da manhã, principalmente nas regiões do Cariri, Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns, além de áreas do litoral. No Cariri e em trechos da faixa litorânea, há possibilidade de trovoadas isoladas.
Já na quinta-feira (19), os maiores acumulados devem se concentrar no sul do estado, com destaque para o Cariri e o sul do Sertão Central e Inhamuns.
Segundo o órgão, as chuvas previstas estão associadas a fatores locais, como temperatura, umidade, relevo e o fluxo de ventos de nordeste, que favorecem o transporte de umidade do oceano para o continente.
A Funceme ressalta ainda que a principal banda de nebulosidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará – permanece posicionada em torno da linha do Equador.
No entanto, nesta quarta-feira há também uma segunda banda de nebulosidade situada entre 1°S e 2°S.
Fortaleza e RMF
Para Fortaleza e municípios da Região Metropolitana, a previsão indica manutenção das condições favoráveis à chuva, especialmente durante as madrugadas e início das manhãs, com céu variando entre nublado e parcialmente nublado.
