Menu

Fortaleza deve ganhar novos voos internacionais e Jericoacoara, internacionalizar aeroporto

O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck (PDT), garantiu que dois aeroportos cearenses vão ter um 2026 favorável para intensificar a presença de turistas estrangeiros no Estado. Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do Opinião CE, o titular da pasta falou sobre Fortaleza e Jericoacoara, que devem receber voos internacionais.

No caso da capital, o Aeroporto Internacional Pinto Martins já está em uma negociação com mais linhas que está “na agulha”, segundo Bismarck. “O martelo ainda não está batido, mas já está na agulha”, disse. Ele afirmou que o governador Elmano de Freitas (PT) também já está sabendo do incremento nos voos.

Questionado sobre mais informações, o secretário afirmou que ainda não pode dar mais detalhes.

“Não posso dar spoiler, pois pode até atrapalhar a negociação. (…) Tenho que ter muito cuidado para não deixar transparecer nada sem que haja confirmação”, acrescentou.

Já sobre o Aeroporto Regional de Jericoacoara – Comandante Ariston Pessoa, a ideia é que ele seja internacionalizado neste ano de 2026, o que permitiria a chegada de linhas diretas de outros países. “Quando estiver internacionalizado, é fatal, vamos ter voos tanto da América do Sul como voos da Europa sem precisar nem ampliar a pista”, destacou.

Para a internacionalização, no entanto, é preciso seguir um processo burocrático. O secretário detalhou que a Fraport – concessionária que venceu o leilão para assumir a gestão do equipamento – deve assinar o contrato “nos próximos dias”. A partir desse momento, então, será dada entrada na papelada que permite internacionalizar o aeroporto.

Bismarck acrescentou que a pista – que já recebe aviões que vêm do Exterior, em voos particulares – possui condições de receber aeronaves já homologadas que podem chegar a até cerca de 200 passageiros por voo, como o 737 e o A321XLR.

“A partir do momento que tiver a confirmação, depois que a Fraport pedir, o governador Elmano irá ao presidente Lula para pedir a concretização da internacionalização”, frisou.

A entrevista com Eduardo Bismarck está disponível, na íntegra, no canal do Opinião CE no YouTube.

Crescimento da malha aérea

Na avaliação do secretário, a estratégia de crescimento da malha aérea cearense tem “dado certo”. Com o novo voo da Ibéria ligando Fortaleza a Madrid, o Ceará passou para nove destinos internacionais.

Em 2025, em comparação com o ano anterior, houve um crescimento médio de 9,2% na movimentação nos três aeroportos cearenses que recebem voos regulares: Fortaleza, Jericoacoara e Juazeiro do Norte.

No ano passado, o Ceará também bateu recorde no número de turistas internacionais que chegaram de maneira direta ao Estado. “É um dado muito significativo, não estamos falando só do turista que, por exemplo, veio por São Paulo, estamos falando dos que chegam direto.”

“Isso tudo tem trazido uma receita econômica muito grande para o estado do Ceará. Dinheiro novo que tem circulado na nossa economia”, apontou.