A Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu desfile de estreia no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, foi rebaixada para a Série Ouro após ficar em último lugar na apuração realizada nesta quarta-feira (18). A agremiação recebeu nota final de 264,6 pontos, com destaque apenas para o samba-enredo, que conquistou duas notas 10.
Com o tema “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil“, a escola apresentou a trajetória do presidente desde a infância no Nordeste, passando pela migração para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico, a atuação sindical e a chegada à Presidência da República. Apesar da narrativa impactante, a Acadêmicos de Niterói perdeu pontos em quase todos os quesitos avaliados.
O desfile, realizado no domingo (15), fez parte de uma série de apresentações que levaram cerca de 100 mil pessoas à Sambódromo da Marquês de Sapucaí por dia, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Antes da realização, o enredo também enfrentou questionamentos judiciais por propaganda eleitoral antecipada.
