Menu

Com nota máxima, Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026

A Unidos do Viradouro se tornou a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026. A agremiação cravou a nota máxima, 270 pontos na apuração desta quarta-feira (18).

A escola de Niterói apresentou o enredo “Pra Cima, Ciça”, que reverencia Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos, seu próprio mestre de bateria. É o 4º título da Vermelha e Branca. A última conquista ocorreu em 2024.

Durante a apuração, a Viradouro recebeu 9,9 em apenas dois quesitos, Fantasias e Samba-enredo. Como a menor nota em cada categoria é descartada, a agremiação atingiu a maior pontuação.

A Beija-Flor ficou com o vice, com 269,9 pontos, um décimo a menos que a Viradouro. A Vila Isabel também somou 269,9 pontos, mas terminou em 3º no critério de desempate, o quesito Harmonia.

A apuração também definiu que estará, no próximo sábado (21), no Desfile das Campeãs do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Além da Viradouro, Beija Flor e Vila Isabel, a Marquês de Sapucaí recebe o Salgueiro (4ª, com 269,7), a Imperatriz (5ª, com 269,4) e a Mangueira (6ª, com 269,2).

Escola que homenageou Lula é rebaixada

A Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu desfile de estreia no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, foi rebaixada para a Série Ouro após ficar em último lugar na apuração realizada nesta quarta-feira (18). A agremiação recebeu nota final de 264,6 pontos.

Com o tema “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola apresentou a trajetória do presidente desde a infância no Nordeste, passando pela migração para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico, a atuação sindical e a chegada à Presidência da República.