Menu

Gastão é eleito 1º vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

O deputado federal cearense Luiz Gastão (PSD) foi eleito para assumir a 1ª vice-presidência da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para o ano legislativo de 2026. O colegiado será presidido pelo deputado Joaquim Passarinho (PL/PA).

Gastão, ao comentar sobre a sua escolha para a vice-presidência da Comissão, afirmou que vai assumir a missão com “responsabilidade e compromisso com o Ceará”. “Nosso estado tem grande potencial energético e precisa estar no centro das decisões nacionais”, disse.

Ao assumir a 1ª vice-presidência, Luiz Gastão passa a integrar a Mesa Diretora da comissão, devendo contribuir diretamente na condução dos trabalhos e na definição das prioridades do colegiado.

Além de Passarinho, na condição de presidente, a composição da mesa conta ainda com o deputado General Pazuello (PL/RJ) como 2º vice-presidente e o deputado Coronel Chrisóstomo (PL/RO) como 3º vice-presidente.

Comissão estratégica para o Governo

Na Comissão, passam os projetos que chegam à Casa e que tratam de temas como mineralogia, fontes alternativas de energia, exploração de recursos minerais e energéticos, estrutura de preços dos recursos, controle dos recursos hídricos, comercialização e industrialização de minérios.

Neste ano de 2026, o colegiado deve ser estratégico para o Governo do presidente Lula (PT), já que o Executivo vem elaborando a Estratégia Nacional de Terras Raras (ENTR). Terras raras são um grupo de 17 elementos químicos utilizados na alta tecnologia, como em smartphones, carros elétricos e turbinas eólicas.

A medida, liderada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), também visa à soberania do País, como apontou o Governo.

O Brasil possui grandes reservas de metais que compõem as terras raras. A grande produtora no mundo é a China, mas os Estados Unidos também demonstram interesse nos produtos.