A pesquisa do Instituto Opinião de intenção de voto para as eleições 2026 traz o governador Elmano de Freitas com o maior índice de fidelidade entre os eleitores cearenses, na disputa pelo Governo do Estado. O senador Eduardo Girão aparece como o nome com maior rejeição, seguido por Roberto Claudio. Entre os nomes da oposição, Ciro Gomes é o que tem menor rejeição.
De acordo com a pesquisa, 35% dos entrevistados afirmam que votariam com certeza em Elmano de Freitas, o maior percentual entre os nomes avaliados. Outros 26% dizem que poderiam votar no atual governador. A rejeição de Elmano é de 30%, enquanto 7% afirmam não conhecê-lo o suficiente para opinar; 1% não souberam ou não quiseram responder.
Ciro Gomes apresenta 29% de eleitores que declaram voto certo e 30% que dizem que poderiam votar nele, formando o maior bloco de potencial positivo entre os pré-candidatos analisados. Apesar do potencial agregado relevante, o ex-ministro enfrenta um dos maiores índices de resistência do eleitorado: 33% afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. O nível de desconhecimento é igual ao do governador: 7%. Outros 2% não sabem ou optaram por não responder.
Roberto Cláudio aparece com 11% de voto consolidado e 23% de eleitores que dizem que poderiam votar nele. O ex-prefeito de Fortaleza, no entanto, registra rejeição de 43%, além de 21% de entrevistados que afirmam não conhecê-lo o suficiente para avaliar; e 2% não sabem/não responderam.
Entre os entrevistados, 6% afirmaram que com certeza votariam em Eduardo Girão; enquanto 13% dizem que poderiam votar no senador do Novo. Em contrapartida, Girão lidera o índice de rejeição, com 44% dos entrevistados declarando que não votariam nele de jeito nenhum (um empate técnico com Roberto Claudio). O percentual de desconhecimento é de 35%, o maior dos candidatos aferidos; 2% não sabem ou optaram por não responder.
