O Governo do Ceará vai anunciar, na manhã desta quinta-feira (12), as primeiras ações para mitigar os efeitos da seca em municípios do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe. A informação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira (PSB).
Ao Opinião CE, o presidente da Federação afirmou que foi realizada uma primeira reunião nesta quarta-feira (11), com participação de 12 prefeitos e secretários municipais das cidades das duas regiões, além de produtores rurais.
Conforme o presidente, foram levadas cinco demandas iniciais, que incluem desde a questão de açudagem à construção de poços profundos para amenizar a crise hídrica.
No Palácio da Abolição, o encontro contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, do secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana (PT), e do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Carlos.
Ficou acordado que, junto à Procuradoria-Geral do Estado, a partir das 9h da quinta, seriam anunciadas as primeiras ações.
Quadra Chuvosa
O Ceará já se encontra na quadra chuvosa, período entre fevereiro e maio no qual há os maiores volumes de precipitação no ano no Estado. Para este ano, no entanto, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais (Funceme) é de 40% tanto para chuvas dentro da normalidade do período como para abaixo da normalidade.
A previsão já acendeu o alerta para produtores e para os municípios, principalmente do interior do Estado.
Como aponta o calendário de chuvas do órgão estadual, cidades do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe têm registrado, em média, menores volumes de precipitações.
