O Governo do Ceará realizou, na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Eventos, o “Cheguei, Ensino Médio”, programa da Secretaria da Educação (Seduc) que, desde 2017, recepciona os alunos que estão chegando ao 1º ano do Ensino Médio.
Para o ano letivo de 2026, que teve início no último dia 2 de fevereiro, a Seduc estabeleceu “Cidadania e Convivência Democrática” como o tema norteador. A proposta é “sensibilizar e preparar os estudantes para atuarem de forma consciente, responsável e participativa na sociedade”, conforme o Executivo.
Dos mais de 350 mil estudantes matriculados em escolas da rede estadual em 2026, quase 95 mil jovens estão em turmas de 1ª série. A rede conta com 773 unidades de ensino em todo o Ceará.
O Governo frisou que os alunos da rede pública recebem fardamento gratuito e tablets com chip de conectividade. A partir de 2026, também serão entregues tênis para compor o fardamento.
O objetivo da ação realizada no Centro de Eventos, segundo o Executivo, é estabelecer laços entre os jovens e a nova realidade escolar. “Isso fortalece a permanência escolar e a consolidação do projeto de vida dos estudantes”, destaca o Governo.
O Governo, no diálogo com os estudantes, destacou que, ao longo do Ensino Médio, os alunos podem se engajar em iniciativas que estimulem a aprendizagem e o protagonismo. Foram citados programas voltados à capacitação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Centro Cearense de Idiomas, os Grêmios Estudantis e o Observatório do Protagonismo Estudantil.
Presente no evento, a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, deu boas-vindas aos novos estudantes. Eliana reforçou que, entre as metas para 2026, estão a universalização do tempo integral na rede e a ampliação da aprovação de estudantes no Ensino Superior.
“Eu costumo dizer que, no Ceará, nós temos os melhores professores. Nossos bons resultados são de muitas mãos. A gente vibra muito com cada conquista, com os ingressos nas universidades, porque é a realização dos sonhos dos nossos jovens”, destaca.
