Menu

14ª edição do Laboratórios de Criação da Porto Iracema terá parceria inédita com Angola

A Escola Porto Iracema das Artes abre as inscrições para a 14ª edição dos Laboratórios de Criação, nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. As inscrições seguem abertas até 2 de março com um reajuste de 30% no valor da bolsa destinada aos projetos selecionados.

A partir de 2026, o benefício mensal para cada artista passa para R$1.300,00, ampliando as condições de dedicação dos artistas aos processos de pesquisa e criação. A nova edição também amplia seus horizontes ao promover uma parceria com Angola, que integra o
Laboratório Cena 15 – Cinema.

Foto: Micaela Menezes/ Porto de Iracema.

Ao longo de sete meses, os participantes terão acesso a um percurso formativo que inclui tutorias, oficinas, palestras e aulas abertas. As inscrições acontecem por meio do site da Porto Iracema das Artes.

Reconhecida como um dos mais relevantes programas de formação artística do país, a iniciativa gratuita oferece a artistas com trajetória profissional a oportunidade de desenvolver e aprofundar projetos criativos com orientação especializada.

Processo seletivo mais acessível

Como novidade desta edição, os Laboratórios de Criação passam a adotar regulamentos em linguagem simples, tornando o processo de inscrição e seleção mais claro, acessível e democrático.

A medida dialoga com os princípios de ampliação da cidadania cultural e de qualificação do acesso às políticas públicas do Governo do Estado do Ceará, ao reduzir entraves burocráticos e tornar mais compreensíveis os critérios, etapas e procedimentos do processo seletivo.

Foto: Micael Menezes/ Porto Iracema das Artes

Com foco para aqueles que acessam editais públicos pela primeira vez, ampliando o alcance social das políticas de formação cultural do Estado.

Para participar, é necessário ter 21 anos ou mais e experiência comprovada na área escolhida. O processo seletivo será dividido em três etapas:

  • Análise de Documentos;
    Avaliação Técnica;
  • Avaliação Final (com entrevistas e audições, no caso da Música).

Todas as fases ocorrerão de forma virtual, facilitando o acesso de candidatos e candidatas de todas as regiões do Ceará.

O processo seletivo reserva 50% das vagas para artistas do interior do Ceará e assegura cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, transgêneros e pessoas com deficiência.

Foto: Micaela Menezes/ Porto Iracema das Artes

A regulamentação completa está divulgada no portal da Escola Porto de Iracema. Com regulamento específico para dança, música, teatro, artes visuais, cinema e série de ficção.

Parceria Brasil e Angola

A partir de um acordo de cooperação entre o Instituto Dragão do Mar e a Agência Nacional das Indústrias Criativas e Culturais de Angola (ANICC), um projeto angolano de longa-metragem de ficção será selecionado para participar do percurso formativo ao lado de projetos brasileiros.

Foto: Micaela Menezes/ Porto Iracema das Artes

A iniciativa fortalece pontes entre cenas audiovisuais do Sul Global, promove trocas estéticas e metodológicas e reafirma a vocação da Porto Iracema das Artes como um espaço de circulação de narrativas, saberes e experiências que aproximam territórios, histórias e modos de criação entre África e Brasil.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela explica que projetos como esse são frutos do investimento do Estado em formação e qualificação profissional nas artes.

“A Cultura do Ceará vive um período fértil e de muitos resultados positivos. Isso não acontece de forma espontânea: é fruto de um compromisso político do Governo do Ceará, que segue investindo em formação e qualificação profissional nas artes, mantendo a Porto Iracema como uma escola pública de alta qualidade referenciada no Brasil e no mundo”, destaca Luisa Cela.

Laboratórios de Criação

Ao longo de sua trajetória, entre 2013 e 2025, os Laboratórios de Criação já selecionaram 316 projetos, envolvendo 744 artistas, com a realização de 320 oficinas e um volume de 47.198 horas de tutorias e oficinas.

Foto: Analice Diniz/ Porto Iracema das Artes

A iniciativa também mantém o compromisso com a descentralização, ampliando o acesso de artistas de diferentes regiões do Ceará, fortalecendo redes e trocas entre territórios.

Repercussão e consolidação

Os programas de imersão da Porto Iracema das Artes também se tornaram um espaço decisivo para a consolidação de carreiras e a ampliação da visibilidade nacional de criadores cearenses.

Passaram por essa experiência artistas que hoje circulam com destaque em diferentes circuitos do país, como Geane Albuquerque, atriz do longa O Agente Secreto; o grupo musical O Cheiro do Queijo; a bailarina Rosa Primo; a multiartista Pedra Silva; a cantora Luiza Nobel; os diretores Allan Deberton e Déo Cardoso; o artista Yuri Yamamoto; além dos grupos de teatro Cassacos e Bagaceira.

Foto: Micaela Menezes/ Porto Iracema das Artes

O reconhecimento da qualidade formativa dos Laboratórios de Criação também se reflete na circulação nacional e internacional de obras e projetos desenvolvidos no âmbito da Porto Iracema das Artes.

“Ao longo desses anos, construímos uma experiência que respeita profundamente o gesto criador do artista, valorizando a pesquisa, a escuta e o tempo da criação”, destaca Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação da Escola Porto Iracema das Artes.

Filmes oriundos do Laboratório Cena 15 – Cinema têm sido selecionados para importantes festivais do circuito mundial, como a Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim). É o caso dos curtas-metragens Feito Pipa e Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha, que integraram a programação do festival.

Reunião de tutorial do cinema. Foto: Analice Diniz/ Porto Iracema das Artes

Durante a experiência formativa, os projetos são acompanhados por tutores com trajetórias consolidadas em suas linguagens artísticas. A escolha dos tutores ocorre a partir das especificidades de cada projeto, visando potencializar seus processos de criação.