Menu

Chove em mais de 130 cidades cearenses em 24h; confira as principais precipitações

Mais de 130 municípios do Ceará registraram chuvas entre sábado e domingo (8), mantendo o cenário de instabilidade pelo quarto dia consecutivo no Estado. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que aponta volumes expressivos em diferentes regiões cearenses ao longo do fim de semana.

Os maiores acumulados foram observados em Eusébio (73 mm); Mombaça (66 mm); Ararendá (64.2 mm); Pedra Branca (58 mm); Itapiúna (55 mm); Mombaça (55 mm); Cascavel (50 mm); Quixeramobim (50 mm); e Ararendá (49 mm).

Após o fim de semana chuvoso, a tendência é de enfraquecimento gradual da instabilidade atmosférica nesta segunda-feira (9), embora o Ceará ainda deva registrar eventos de precipitação de forma mais isolada. A previsão indica chuvas no centro-sul do Estado e na faixa litorânea durante a madrugada e a manhã. No período da tarde, os registros devem se concentrar principalmente na porção noroeste do território cearense.

De acordo com a análise meteorológica, as chuvas previstas estão associadas à atuação de áreas de instabilidade vindas do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste brasileiro, além de efeitos locais, como as brisas terrestre e marítima e a interação entre relevo, umidade e temperatura. A Funceme destaca ainda que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará, permanece posicionada próxima à linha do Equador, reduzindo seu impacto direto sobre o Estado neste momento.

Alerta para chuvas intensas

No fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de chuvas intensas para o Ceará, colocando mais de 160 municípios sob alerta amarelo, que indica “perigo potencial”. O aviso abrange quase todas as regiões do Estado, com exceção do Cariri.

Para as cidades incluídas no alerta, a previsão aponta chuvas de até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos entre 40 km/h e 60 km/h. Embora o risco seja considerado baixo, o Inmet alerta para a possibilidade de ocorrências pontuais, como quedas de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

Entenda os sistemas meteorológicos

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma faixa de nuvens que circunda a região equatorial do planeta, formada pelo encontro dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. É o principal sistema responsável pelas chuvas da quadra chuvosa no Ceará. Outro sistema que pode influenciar o regime de precipitações é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), caracterizado por uma circulação de ventos em sentido horário em médios e altos níveis da atmosfera, com centro seco e formação de nebulosidade e chuvas em suas bordas.