Menu

Lula reúne cúpula do PT em Salvador e Ceará ganha destaque nos 46 anos do partido

Nas comemorações dos 46 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), realizadas em Salvador, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dividiu o palco com as principais lideranças petistas do Ceará, em um evento que reuniu militantes e dirigentes de todo o País.

A delegação cearense foi comandada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pelo governador Elmano de Freitas, pelo líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e pelo secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira.

Durante o ato político, que teve forte tom eleitoral, Elmano de Freitas foi lançado oficialmente como candidato à reeleição, consolidando o projeto de continuidade do grupo petista no comando do Governo do Estado. A presença conjunta das principais lideranças reforçou a unidade do partido no Ceará e a sintonia com o Palácio do Planalto.

Em seu discurso, Lula exaltou a trajetória histórica do PT, destacando as conquistas sociais e o papel do partido na defesa da democracia. O presidente também ressaltou a importância dos governos estaduais e municipais alinhados ao projeto nacional da legenda. A participação expressiva da comitiva cearense no evento nacional evidencia o peso político do Estado dentro do PT e antecipa os movimentos do partido para as disputas eleitorais que se aproximam.

Camilo fez questão de registrar o encontro entre as lideranças cearenses e o chefe do Executivo, em suas redes sociais. “Ceará junto do maior presidente da história do Brasil. Viva, Lula! Viva o PT pelos seus 46 anos!”, escreveu o ex-governador do Ceará.

Desde a última quinta-feira (5), o PT promove uma série de eventos para celebrar os 46 anos de fundação da sigla, reunindo militantes e as principais lideranças do partido, como ministros de Estado, parlamentares e dirigentes de todo o país. O encontro também promove discussão sobre a conjuntura política, estratégias eleitorais e o futuro do projeto de governo.

O ponto alto das celebrações está acontecendo neste sábado (7), com o encerramento em ato político com Lula. A agenda prevê o lançamento do projeto “Nova Primavera 2026”, plataforma que defende a reeleição do petista à Presidência da República.