Menu

Ciro diz que não “pretende mais ser candidato”, mas reforça articulação da oposição em agenda no Cariri

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PSDB) afirmou, neste sábado (7), que não será candidato ao Governo do Ceará, mas voltou a adotar um discurso de forte tom político ao defender a construção de um movimento de oposição à atual gestão estadual. A declaração foi feita durante agenda no Cariri, em Juazeiro do Norte, onde o tucano recebeu a Comenda de Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal.

Em entrevista ao Portal M1, Ciro reiterou que não pretende disputar cargos eletivos, mas disse estar disposto a contribuir ativamente para a articulação de uma alternativa política no Estado. “Eu não pretendo mais ser candidato e acho que nós temos que, de qualquer forma, construir um movimento que liberte o Ceará dessa ditadura corrupta que está nos levando para o desastre”, afirmou.

Antes da solenidade, Ciro destacou o protagonismo político do Cariri e defendeu que qualquer projeto de oposição passe necessariamente pela escuta das lideranças da região. “O que eu estou agora, com entusiasmo, é ajudando a construir um movimento de libertação do Ceará, que vai ter que aterrissar numa chapa. E qualquer chapa que queira realmente representar bem o Ceará vai ter que ouvir as lideranças do Cariri”, declarou.

Ciro voltou a fazer críticas à gestão estadual, citando problemas na segurança pública, na saúde e na infraestrutura energética. Além disso, o ex-ministro elogiou a atuação do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e ressaltou a importância da região na reorganização do campo oposicionista. Além de Glêdson, participaram do encontro políticos que integram o bloco de oposição no Ceará.

Outros nomes

Na chegada à Câmara Municipal, Ciro cumprimentou o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil), a quem chamou de “senador”. Em entrevista coletiva, Wagner comentou a movimentação política em torno do nome do tucano. “A gente está muito feliz. Cada dia a gente vê um apoio popular mais forte, crescente à pré-candidatura do nosso irmão Ciro Gomes. Como ele disse, nem lançou ainda a candidatura e já está com toda essa força. Imagine quando tiver o lançamento. A perspectiva é de que a gente possa libertar o Ceará, e para isso ele pode contar comigo”, afirmou.

Apesar de Ciro afirmar publicamente que não pretende ser candidato, o discurso e as articulações têm sido interpretados como parte da reorganização da oposição. Atualmente, o bloco oposicionista lançou a pré-candidatura do deputado estadual Alcides Fernandes (PL), pai do deputado federal e dirigente partidário André Fernandes (PL). O Partido Liberal, no entanto, suspendeu as negociações sobre a composição de um palanque estadual no Ceará.

Mesmo assim, parlamentares da sigla prestigiaram o evento em Juazeiro do Norte. Estiveram presentes os deputados federais Matheus Noronha e Dr. Jaziel, além dos deputados estaduais Alcides Fernandes e Dra. Silvana. Em outras ocasiões, Ciro já mencionou a possibilidade de uma chapa formada por ele, Capitão Wagner e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União Brasil).