O novo VLT Ramal Aeroporto foi inaugurado, nesta sexta-feira (6), conectando diretamente o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza. Com investimento de quase R$ 150 milhões, o veículo tem capacidade de transportar até 35 mil passageiros por dia.
Uma viagem inaugural, percorrendo os seus 2,4 quilômetros de extensão, com o governador Elmano de Freitas (PT), o prefeito Evandro Leitão (PT) e outras lideranças políticas estaduais e municipais, marcou a tão aguardada entrega, no fim da tarde.
O VLT alcançará uma área de influência de aproximadamente 500 mil pessoas, ligando a estação Expedicionários, no bairro Vila União, ao Aeroporto de Fortaleza. Com isso, os passageiros estarão integrados à linha Parangaba-Mucuripe, que faz integração com o Sistema Metroviário da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
“É uma grande conquista para Fortaleza. Ganhamos a capacidade de integração de linhas até o Aeroporto. Uma grande conquista para turista, mas para toda a população. Dezenas de bairros agora estarão integrados ao seu Aeroporto”, comemorou o governador Elmano de Freitas.
O gestor enxerga que uma cidade com uma população dessa magnitude, com mais de 2 milhões de habitantes, merece um sistema de transporte aprimorado. “Vai permitir desafogar o trânsito, fazer deslocamento em conforto, em menor tempo. Isso é qualidade de vida. É mais tempo para sua família ou dedicado ao descanso”, completou Elmano.

A inauguração integra o programa FORtaleCE, iniciativa de cooperação entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, voltada a intervenções em áreas como mobilidade urbana, educação, segurança e moradia. Por isso, a conquista foi muito celebrada pelo gestor da capital cearense.
“Essa obra consolida Fortaleza como um dos destinos turísticos mais importantes do país. Fortaleza teve ocupação de 95% na rede hoteleira, em dezembro e janeiro. Nos últimos anos, tivemos o maior fluxo turístico da cidade. Essa modal de transporte faz com que tenha mais segurança, conforto, para os turistas, mas também toda a população”, definiu Evandro.
Estrutura
As duas estações recém-concluídas estão localizadas na Avenida dos Expedicionários e em frente ao Aeroporto Pinto Martins, na Avenida Senador Carlos Jereissati. Elevada sobre a via, a estação Aeroporto é interligada à passarela já existente no local e conta com acesso por escadas fixas, rampas e elevador.
“É um sistema que vai funcionar de 15 em 15 minutos. A viagem levará 5 minutos. Fortaleza é, a partir de hoje, a terceira capital do país a integrar o aeroporto às linhas de metrô. Fortaleza sempre esteve na frente, implantando novos sistemas”, enxerga Plínio Pompeu Saboya, presidente Metrofor.
Com a ampliação, as novas paradas se somam às 11 estações já existentes na Linha Nordeste, algumas delas situadas próximas a terminais de ônibus, fortalecendo a integração do transporte público. Antes da obra, apenas oito bairros da Capital eram atendidos diretamente pelo VLT: Cais do Porto, Mucuripe, Papicu, Dionísio Torres (duas estações), São João do Tauape, Vila União (três estações), Itaoca e Parangaba.

A implantação foi celebrada pela fortalezense Nicole Dourado, que foi uma das primeiras passageiras do VLT. “Fico muito feliz, porque além de ajudar os turistas, movimentar a economia da cidade, facilita a vida do fortalezense, que vai fugir do trânsito, acessar outras áreas da cidade. Feliz pela evolução de nossa cidade”.
A estimativa do Governo do Estado é que, até 2027, o itinerário seja ampliado com mais duas estações, conectando o Aeroporto à Arena Castelão. Em um segundo momento, está prevista a integração da Linha Nordeste à Linha Leste (Centro–Edson Queiroz), cuja obra teve início em 2014 e ainda não possui previsão de conclusão.
