Menu

SSPDS mobiliza 774 agentes para o primeiro Clássico-Rei de 2026

A Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) estruturou um plano integrado de atuação para assegurar segurança e tranquilidade aos torcedores que irão ao primeiro Clássico-Rei de 2026. Ao todo, 774 agentes de segurança pública, além de órgãos estaduais e municipais, estarão mobilizados no próximo domingo (8) para a partida entre Ceará e Fortaleza.

O confronto será realizado na Arena Castelão, localizada no bairro Boa Vista, com início previsto para as 18 horas. Antes mesmo do apito inicial, equipes das Forças de Segurança do Ceará já estarão posicionadas em pontos estratégicos para garantir proteção aos torcedores e à população em geral.

Segundo o coordenador da Copol, Harley Alencar Filho, as ações vêm sendo planejadas de forma integrada nas últimas semanas.

“Nas últimas semanas estivemos atuando integrados para planejar e desenvolver mais uma diretriz operacional para o Clássico-Rei. Nesse sentido, as inteligências estão monitorando ações para evitar qualquer conduta delituosa, ao passo que a Polícia Militar atuará fortemente para garantir paz e tranquilidade para o torcedor de bem. Nesse sentido, reafirmamos o compromisso das Forças de Segurança com a sociedade, convidando-os a se fazerem presentes no jogo e, aos que pretendem cometer algum crime, estamos preparados para atuar com todo o rigor da lei“, afirmou Harley Alencar Filho.

EFETIVO EMPREGADO

Entre os profissionais mobilizados, a maior parte pertence à Polícia Militar (PMCE), com equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA). No total, 538 policiais militares atuarão no domingo.

Desse quantitativo, 338 policiais ficarão distribuídos nas proximidades da Arena Castelão e nas vias de acesso, enquanto outros 200 atuarão no interior do estádio. O policiamento ostensivo também será complementado por 35 policiais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), responsáveis por ações de polícia judiciária.

Foto: Cícero Oliveira/ Ascom SSPDS

O planejamento ainda inclui 25 agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), que realizarão fiscalizações dentro e ao redor do estádio durante todo o evento.

APOIO MUNICIPAL

A operação conta ainda com a participação de órgãos municipais, somando 80 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), 40 da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 15 da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), 13 representantes do Juizado do Torcedor e 10 servidores da Secretaria Executiva Regional VIII de Fortaleza (SER VIII).

O plano operacional foi definido após reunião de alinhamento presencial com representantes das Forças de Segurança do Ceará e de órgãos estaduais e municipais envolvidos na partida. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira (3), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Parreão.

Durante a reunião, estiveram presentes representantes da PMCE, da PCCE, do CBMCE, da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da própria Copol, ambas vinculadas à SSPDS, além de integrantes da AMC, da GMF e da SER VIII.