Menu

Evandro diz que passe livre em Fortaleza está sendo estudado e pode sair no 2º semestre

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), informou que está sendo estudada a possibilidade de implementar a gratuidade no transporte urbano do Município, no segundo semestre de 2026. A declaração foi dada nesta sexta-feira (6), após a inauguração do VLT Ramal Aeroporto.

Estamos estudando o passe livre para que, no segundo semestre, possa implantar na nossa cidade. Não quero estabelecer prazo pra que a gente não crie nenhum tipo de expectativa, mas o estudo está sendo feito”, disse em coletiva de imprensa.

Segundo o gestor, este estudo está sendo desenvolvido entre a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinf) e a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). As equipes também estão analisando ainda a integração dos modais de ônibus e do Sistema Metroviário de Fortaleza.

A integração desses modais, sem sombra de dúvidas, é importante. Estamos com estudo adiantado com a Etufor, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Metrofor para fazer a integração e, quem sabe, implantar o quanto antes”, completou.

O tema da gratuidade no transporte coletivo e tem avançado na gestão do petista, que inclusive ampliou a política para estudantes durante os fins de semana e nas férias, chamado Passe Livre Cultural. Recentemente, a gestão de Evandro Leitão implantou o Passe Livre da Criança, alcançando 55 mil crianças de 0 a 7 anos.