Um vídeo com conteúdo racista, postado na noite da última quinta-feira (5) no perfil do presidente Donald Trump, foi removido após gerar forte reação negativa dentro e fora dos Estados Unidos. A gravação mostrava o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira dama Michelle Obama com os rostos digitalmente sobrepostos a corpos de macacos. Políticos, inclusive do Partido Republicano, criticaram a publicação.
Segundo uma fonte do governo americano ouvida pela agência Reuters, a postagem foi um “erro” de um funcionário da Casa Branca.
De fato, o vídeo não está mais disponível no perfil de Trump na Truth Social, plataforma de propriedade do presidente. O conteúdo também incluía alegações de que a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020 teria sido fraudulenta.
A porta-voz da presidência, Karoline Leavitt, tentou justificar a postagem afirmando que se tratava de “um meme da internet que mostra o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens do Rei Leão”.
Até o momento, nem Trump nem a Casa Branca emitiram um pedido de desculpas. A família Obama também não se pronunciou sobre o episódio.
