Menu

Trigêmeas de escola pública simbolizam conquista de 262 aprovações no Ensino Superior

A história das trigêmeas Beatriz, Letícia e Yasmin Oliveira, de 18 anos, resume o resultado que colocou a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) César Cals, em Fortaleza, entre as maiores referências da educação pública cearense. Criadas juntas, alunas da mesma rede e formadas na mesma escola, as irmãs iniciam agora, simultaneamente, a vida universitária, integrando o grupo de 262 aprovações no Ensino Superior celebradas pela unidade em 2026.

Nesta quinta-feira (5), a escola recebeu a visita do governador Elmano de Freitas, acompanhado da secretária da Educação, Eliana Estrela, para reconhecer o desempenho dos estudantes. Dos 374 alunos da 3ª série em 2025, 192 já conquistaram aprovações, acumulando vagas em instituições públicas e privadas, em cursos como Medicina, Direito, Ciências da Computação, Serviço Social, Ciências Biológicas, Engenharia, Psicologia e Enfermagem.

No caso das trigêmeas, o desafio agora é lidar com a separação depois de uma vida inteira de trajetórias compartilhadas. “Nós sempre estudamos juntas, às vezes em salas diferentes. Agora vai cada uma para um lugar diferente. Vai ser uma experiência nova”, conta Beatriz, aprovada em Ciência da Computação no IFCE. As irmãs Yasmin e Letícia seguirão para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), nos cursos de Ciências Biológicas e Serviço Social, respectivamente.

A César Cals, que completou 50 anos em 2025, é recordista em aprovações desde 2017 e já soma mais de 2 mil estudantes encaminhados ao Ensino Superior. Para o governador Elmano de Freitas, os números ganham ainda mais força quando associados a histórias como a das trigêmeas. “A César Cals é referência e exemplo para nossa sociedade. Ver jovens da escola pública realizando seus sonhos mostra, na prática, a escola de excelência que estamos construindo”, afirmou.

Governador Elmano de Freitas visita a EEMTI César Cals e destaca a escola como referência de excelência. Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Segundo o coordenador da 3ª série, professor Geh Rubens, o sucesso dos estudantes está ligado a um trabalho contínuo que vai além das notas. “A escola pública é feita para o filho do trabalhador. A gente cria um ambiente para que o aluno acredite em si mesmo, porque nós acreditamos nele. Cada estudante tem um sonho diferente, e a escola precisa estar preparada para todos”, disse.

Com apoio da Seduc, a unidade mantém acompanhamento pedagógico ao longo dos três anos do Ensino Médio, com aulas de reforço, aulões aos sábados, simulados e laboratório de redação, além da participação no programa Enem: Chego Junto, Chego Bem, que garante suporte completo aos estudantes.

Para a diretora Cristina Costa, a expectativa é de novos recordes. “A cada ano, mais alunos entram na universidade. Trabalhamos para que 100% dos nossos estudantes cheguem ao Ensino Superior”, projeta. Enquanto isso, histórias como a das trigêmeas seguem inspirando quem ainda está na sala de aula, mostrando que, mesmo partindo do mesmo ponto, é possível sonhar diferente – e chegar longe.