O Diretório Estadual do partido Rede Sustentabilidade, ou simplesmente Rede, convidou a deputada federal Luizianne Lins (PT) a se filiar à sigla. O presidente da legenda, Wesley Diógenes, confirmou a informação ao Opinião CE por meio de nota.
O dirigente partidário, aliás, afirmou que vem dialogando com a ex-prefeita de Fortaleza sobre a possibilidade desde 2024, ano em que houve o convite para uma candidatura de Luizianne à capital cearense pela Rede.
A Rede é federada ao Psol. Na prática, a decisão de um dos partidos em relação à estratégia eleitoral vale também para o outro. Até mesmo as chapas proporcionais, para deputados estaduais e federais, devem ser construídas de forma conjunta.
O presidente da Rede, na nota, diz que a trajetória política de Luizianne guarda “profunda afinidade com a história e o projeto” do partido, “especialmente no compromisso com a justiça social, a democracia, o combate às desigualdades e a renovação da política”.
“Para nós, seria motivo de grande honra e alegria contar com a filiação da deputada Luizianne”, escreveu Diógenes.
O dirigente afirma que a chegada da ex-prefeita viria para auxiliar na construção de “um novo ciclo político” no Ceará, “com mais coerência programática, participação popular e compromisso com o povo cearense”.
Confira a nota na íntegra
A Rede Sustentabilidade vem dialogando com a deputada federal Luizianne Lins desde o processo eleitoral municipal de 2024. À época, inclusive, a Rede chegou a convidá-la para disputar a Prefeitura de Fortaleza pelo partido.
A trajetória política da deputada Luizianne Lins guarda profunda afinidade com a história, os valores e o projeto político da Rede Sustentabilidade, especialmente no compromisso com a justiça social, a democracia, o combate às desigualdades e a renovação da política.
Para nós, seria motivo de grande honra e alegria contar com a filiação da deputada Luizianne, contribuindo para fortalecer a Rede no Ceará e para a construção de um novo ciclo político no estado, com mais coerência programática, participação popular e compromisso com o povo cearense.
Luizianne e o PT
No PT desde 1989, a deputada é um dos principais nomes da legenda no Ceará. Internamente, no entanto, o grupo comandado por ela vem perdendo espaço nas instâncias partidárias. Ela não esconde o seu descontentamento e já chegou a afirmar, inclusive, que poderia deixar o partido.
A ex-prefeita já teceu críticas públicas ao ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará e que, segundo ela, concentra as decisões partidárias do PT.
O presidente do Diretório Municipal do PT em Fortaleza, Antônio Carlos, já defendeu a permanência de Luizianne no partido. Ao Opinião CE, o dirigente partidário afirmou que, apesar de reconhecer a existência da discussão sobre o assunto “aqui e acolá” e em “algumas rodas”, o assunto nunca foi discutido em âmbito oficial partidário.
“Isso não tem discussão no PT Fortaleza. Uma das filiadas mais ilustres, foi deputada federal, vereadora, estadual, prefeita por duas vezes”, disse.
O dirigente disse que o esforço da legenda é para que “quadros do suporte, estrutura e história da Luizianne” sejam mantidos.
