Menu

Projeto Escola do Livro Cearense tem lançamentos literários e degustação de cafés

A programação de 2026 da Escola do Livro Cearense (ELC) será aberta nesta quinta-feira (5), às 18 horas, no Restaurante Cantinho do Frango, em Fortaleza. A atividade marca a inauguração do Cantinho Literário, espaço de encontros entre livros, autores e leitores, criado em parceria com a Câmara Cearense do Livro (CCL).

O evento terá acesso gratuito e contará com a presença da professora-doutora Giselle Figueiredo de Abreu, especialista em café. A pesquisadora atua na área de pós-colheita, é provadora oficial certificada internacionalmente, degustadora e também escritora.

O tema da sessão será Degustando Café com Livros, proposta que une literatura e experiências sensoriais. A convidada conduzirá uma atividade com degustação de cafés especiais de diferentes regiões do Brasil, associada a uma reflexão sobre a importância do livro e da leitura em formato de bate-papo.

PROGRAMAÇÃO

Durante a atividade, o público participará de uma vivência sensorial com café, integrada ao diálogo literário. A iniciativa busca aproximar leitores de autores e ampliar o contato com a produção editorial cearense.

O encerramento da sessão contará com lançamento e sessão de autógrafos de duas obras. O livro A Menina e o Café, de Giselle Figueiredo de Abreu e Gleice Nascimento, será vendido por R$ 50,00, enquanto A Filha do Café, de Almir Mota, estará disponível por R$ 30,00.

Foto: Divulgação

As publicações abordam o universo do café sob diferentes perspectivas e dialogam com a proposta temática do encontro. A atividade integra a agenda permanente de ações formativas e culturais da Escola do Livro Cearense.

APOIO

A Escola do Livro Cearense (ELC) conta com apoio da Câmara Cearense do Livro, do Restaurante Cantinho do Frango e da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), da Prefeitura de Fortaleza. A realização ocorre por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.

A iniciativa reforça o compromisso de ampliar o acesso ao livro, à leitura e às atividades literárias na capital cearense. A proposta também fortalece parcerias entre instituições culturais e o setor editorial.

A professora Gleice Nascimento é uma das autoras do livro “A Menina e o Café”. Foto: Divulgação

SERVIÇO:

Abertura da programação 2026 da Escola do Livro Cearense
Tema: “Degustando Café com Livros”
Dia: 5 de fevereiro de 2025 (quinta-feira)
Hora: 18h
Local: Cantinho do Frango – Rua Torres Câmara, 71, Aldeota, Fortaleza – CE
Entrada gratuita
Informações: (85) 9697-6830 | camposcasemiro@gmail.com