Menu

Governador envia mensagem sobre o piso do magistério para a Alece e anuncia concurso para 2026

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que a mensagem que garante o piso nacional do magistério foi encaminhada para ser lida, na próxima quarta-feira (4), pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará. O anúncio foi feito em reunião com o Sindicato Apeoc, nesta terça-feira (3), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O texto frisa a retroatividade dos valores de 5,4% para janeiro deste ano. O chefe do Executivo Estadual também garantiu concurso público para a categoria em 2026.

“Temos muita gratidão e reconhecimento com aqueles e aquelas que tornaram a educação do Ceará uma referência para o Brasil. Muito obrigado a tudo que foi feito para a juventude cearense. Viva os professores e professoras do Ceará”, destacou Elmano de Freitas.

O governador cearense também pontuou que outras reivindicações da categoria também foram atendidas após o momento de diálogo. A promoção, referente ao ano de 2025, será implantada e paga em 2026, além da garantia da  equiparação da Parcela Variável de Redistribuição (PVR) entre professor temporário e professor efetivo, o objetivo é valorizar e reconhecer o trabalho dos professores temporários.

Elmano também destacou o interesse em realizar uma mudança na lei para que 4h do planejamento individual dos profissionais possam ser cumpridas fora do ambiente de trabalho, “pois acreditamos que isso irá favorecer que ele possa ter uma melhor qualidade de vida e um melhor planejamento”, pontuou.

Precatórios

O pagamento dos precatórios será pauta junto ao Governo Federal. Um terço de férias será pago em cima de 45 dias dos profissionais, “superando qualquer dúvida jurídica acerca deste assunto”, destacou.

“Iremos, ainda, até Brasília, para solicitar junto ao ministro Fernando Haddad, que os precatórios do Fundef, com pagamento previsto para dezembro deste ano, ser concretizado e antecipado para o primeiro semestre de 2026”, ressaltou.

Por fim, o presidente do Sindicato Apeoc, Anizio Santos de Melo, comemorou o resultado positivo da rodada de negociações e conversas com o Estado. “O Ceará não anda para trás. A mesa de negociação traz frutos, por meio do diálogo, da responsabilidade, valorizando os profissionais da educação e a nossa educação. Os pontos acordados são frutos de tudo isso”.

Para ele, é necessário valorizar a educação por meio dos seus profissionais. “A única mesa de negociação que existe no Brasil e dá resultado é aqui no Ceará. Estamos juntos neste processo e vamos em frente”, salientou.