O Fortaleza e Iguatu empataram por 1 a 1, neste sábado (31), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O jogo era válido pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Cearense 2026. Diguinho abriu o placar para o Azulão logo no início da partida, e Bareiro, de pênalti, empatou para o Tricolor do Pici ainda no primeiro tempo.
O jogo foi marcado por muitas faltas, reclamações e 14 cartões distribuídos pela arbitragem. O Iguatu teve Diguinho expulso aos 25 minutos da primeira etapa, após cometer o pênalti que originou o gol de empate do Fortaleza. Mesmo com superioridade numérica durante mais da metade do confronto, o time da capital não conseguiu a virada.
Após a partida, o técnico Thiago Carpini criticou a postura do Iguatu em campo, classificando a estratégia do adversário como “antijogo”. “Feio de ver. No segundo tempo, treze minutos de bola rolando. Isso é um absurdo”, afirmou o treinador, que também reconheceu a falta de efetividade ofensiva do Fortaleza.
Carpini destacou o volume de jogo da equipe, que finalizou 31 vezes contra quatro do adversário. “Falta efetividade para criarmos melhores chances. Se o gol for de pênalti, for contra, for de cabeça ou chute, não importa. É gol. Toda jogada de gol é trabalhada”, disse.
O jogo
Em campo, o Fortaleza começou pressionando, principalmente pelo lado direito, com Maílton sendo uma das principais armas ofensivas. No entanto, foi o Iguatu que saiu na frente, aos seis minutos, em cobrança de escanteio de Biel Potiguar, aproveitada por Diguinho de cabeça.
O Tricolor respondeu com intensidade e chegou ao empate após Bareiro ser puxado na área pelo próprio Diguinho. Após revisão do VAR, o defensor do Iguatu foi expulso, e o centroavante paraguaio converteu a cobrança.
No segundo tempo, o Fortaleza manteve a pressão, criou chances com Moisés, Bareiro, Maílton e Pochettino, mas parou em boas defesas do goleiro Zé Rafael e na dificuldade de furar a defesa adversária, que passou a se fechar e apostar em bolas paradas.
Com o resultado, o Fortaleza chegou aos quatro pontos e segue na liderança do Grupo C. O Iguatu soma dois pontos e ocupa a segunda colocação do Grupo D.
Na última rodada da segunda fase, no domingo (8), o Fortaleza enfrenta o Ceará no primeiro Clássico-Rei de 2026, na Arena Castelão, às 18h. No mesmo horário, o Iguatu encara o Ferroviário, no Presidente Vargas.
